A Associação Vila Animal deixou hoje um apelo para reforçar o número de famílias de acolhimento temporário de animais vacinados contra o vírus de esgana.
“A imunização plena só é conseguida entre 45 a 60 dias após a administração da vacina e do seu reforço”, refere fonte da Associação. Com as dificuldades de espaço, a Vila Animal quer que mais famílias vianenses possam acolher temporariamente os animais.
“Para que possamos continuar a cumprir com a nossa missão, apelamos à generosidade da população vianense, no sentido de nos ajudar a reforçar a nossa quase inexistente rede de Famílias de Acolhimento Temporário, ou seja, acolhendo, apenas durante esse período de quarentena, um animal recém-vacinado”, explicam, em comunicado.
“O surto de esgana afetou profundamente as nossas já de si degradadas instalações, ceifando incontáveis e inocentes vidas, o que nos obrigou a suspender de imediato a recolha de animais de rua nesse espaço, mantendo, no entanto, todas as demais valências de intervenção. Não obstante termos avançado com imediatas e profundas ações de desinfeção e mesmo de repavimentação do local, que se prolongaram por semanas, o vírus permanece ativo, ainda hoje”, sublinham.