“Vimagia” e “Quase quatro”

No ano passado, a dupla de mágicos vianenses, “Quase Quatro” venceu o concurso “Viana Jovens com Talento”, deste modo conseguiu um apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo para organizar o primeiro festival de magia de Viana do Castelo. Convém desde já referir que os “QUASE QUATRO” são um dueto de jovens vianenses dedicados à arte da magia. São eles o Tomé Nunes Pinto e o Tozé Cruz, nosso conterrâneo carrecense que muito estimamos em o ter como tal a prestigiar a arte da magia.

O referido evento decorreu no passado fim de semana, nos dias 20 e 21 de maio quando foram explorados vários locais e rotas da cidade, onde se criaram também performances baseadas em cada espaço, com recurso não apenas à magia, mas abrangendo também o teatro, a música e palhaços.

Sabendo que cada recanto da nossa cidade está repleto de história e cultura, a organização tendo isso em consideração, tomou a ideia do que é a identidade da cidade e dos seus habitantes e fez questão de revitalizar esses mesmos espaços carregados de histórias e tradição, transformando-os em possíveis palcos, dando-lhes até uma nova visão, mas mais mágica.

A ficha artística do evento teve a direção artística, aliás como não podia deixar de ser, da dupla dos vianenses “Quase Quatro”. Estes tiveram o bom gosto de convidar para este 1.º evento de magia de Viana do Castelo os mágicos André Nage, Francisco Mousinho, Ricardo Pimenta e Zé Mágico. A Produção esteve a cargo de Inês Sincero, o Design de Ricardo Ferreira e o apoio da Câmara Municipal.

Foi um fim de semana diferente, porque simplesmente aconteceu magia e como bem sabemos tratou-se da primeira edição do “Vimagia” de Viana do Castelo, um acontecimento que veio preencher uma lacuna no nosso meio artístico/cultural, sendo este um evento para reeditar com certeza, isto porque a magia foi tratada com amor e levada a sítios emblemáticos de Viana tais como a Praça da República, o Jardim Público Marginal e a Porta Mexia Galvão. Nestes locais aconteceu MAGIA DE RUA, com Ricardo Pimenta. Por sua vez, a MAGIA SITE SPECIFIC foi abordada no Gil Eannes, por André Nage. No  Museu do Traje por Zé Mágico e no Museu das Artes Decorativas por Francisco Mousinho. Na Biblioteca Municipal os “Quase Quatro” orientaram o Workshop “Magia Tamanho Familiar”.

O festival abriu na noite do dia 20, sexta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda onde os nossos “Quase Quatro” apresentaram “A História da Magia, Altamente Reduzida e Ligeiramente Aldrabada”. O encerramento aconteceu no sábado à mesma hora e no mesmo local com o espetáculo de encerramento onde todos os mágicos intervenientes no “Vimagia” de Viana do Castelo atuaram.

Estão de parabéns os dois jovens que constituem os “Quase Quatro”, primeiro por terem ganho o concurso “Viana Jovens com Talento” e em segundo lugar por terem realizado o “1.º VIMAGIA”, o qual segundo diz a organização “excedeu todas as espectativas, uma vez mais parabéns e continuem a irradiar magia”. 

De parabéns está igualmente a nossa Câmara Municipal por gerar concursos desta índole, como este de “Jovens Talentos”.

Música na SIRC

Depois de no passado sábado, dia 28 de maio, a Direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (SIRC) ter apresentado a peça de teatro “Caldo Verde” pela companhia Krisálida. Apresenta-se novo espetáculo no próximo sábado, dia 04, às 22h, agora dedicado à música, trata-se de “REMEMBER Luziamar”, com o músico Vítor Coutinho. 

Estamos perante um evento no qual poderemos apreciar boa música e simultaneamente recordar bons tempos, velhas amizades e com certeza reviver imensas saudades. Por tudo isto, a Sociedade de Carreço é no próximo sábado, dia 04, o ponto de encontro. Apareçam porque a Direção desta centenária Instituição agradece.

Ronda Típica em feirão

No próximo sábado, dia 04 de junho, a Ronda Típica de Carreço volta a estar presente na Praça da Republica, em Viana do Castelo, para participar na realização de mais um feirão da nossa cidade. 

Como é normal vamos ter à nossa disposição os tradicionais petiscos e a boa pinga. Para os apreciadores das nossas danças e cantares, a Ronda vai, com certeza, a todos deliciar com a exibição das mesmas.

 

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.