Vindimas já terminaram na nossa Freguesia

Decorreram nos dias 14, 20 e 21 de setembro as vindimas da marca “Phulia”, dos jovens empreendedores João Martins Lisboa, natural de Cardielos, e Luís Simplício, natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo.

A vinha, que está referenciada na foto, situa-se nesta freguesia de Nogueira, com terrenos muito férteis para a vitivinicultura, nomeadamente a casta Loureiro.

A referida marca tem também explorações na freguesia de Cardielos, e no lugar de Santo António, em Santa Marta de Portuzelo.

A colheita deste ano, segundo os promotores, será de grande qualidade. A equipa que se encarregou de vindimar, sensivelmente meia centena, aproveitou para desfrutar de momentos de convívio, onde não faltou a boa comida, boa bebida e animação musical.

Quanto aos petiscos começava por destacar que o anfitrião Prof. Américo Viana tem um talento inegável para a cozinha tradicional e como é óbvio o seu irmão e chef Manuel Viana deu uma preciosa ajuda.

Esta marca estará, uma vez mais, representada no “Wine Blue Festival”, em Ponte da Barca.

Votos de grandes sucessos para estes jovens empresários. Portugal precisa de bons exemplos na área agrícola.

Recordo que as vindimas sempre foram feitas em grupo. As famílias e os vizinhos juntavam-se para esta laboriosa tarefa à qual não faltavam as tocatas da concertina, cavaquinho ou guitarra. Todos, certamente, recordarão os momentos do pisar das uvas nos lagares.

Já lá vai o tempo em que naquelas casas onde havia menos uvas se juntava água ao brolho e fazia-se água-pé. Não podemos esquecer também que do brolho se fazia a bagaceira, que era conservada em garrafões.

Não resisto a recordar também as papas de vinho que a minha mãe fazia maravilhosamente.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.