Entre 22 e 24 de setembro, os Jardins do Museu Nacional Soares dos Reis são palco de um novo Festival na cidade do Porto: o Vinho Verde – Essência Festival (Art, Wine, Food, Music) garante “um fim de semana com experiências únicas. Um ambiente sofisticado, mas descontraído, desperta as melhores harmonizações entre os vinhos de 40 produtores da Região dos Vinhos Verdes e restaurantes seleccionados, para além de um programa que conta com concertos dos GNR, Os Azeitonas e Cravo & Canela Roda de Samba”.
Durante três dias, diferentes perfis de Vinhos Verdes desafiam o paladar a encontrar as melhores conjugações junto dos cinco restaurantes e de cinco food trucks.
E, se as provas comentadas abordam a diversidade de perfis de Vinhos Verdes – desde os espumantes aos Verdes de granito, dos Verdes de curtimenta aos Verdes com estágio em madeira, do Alvarinho ao Avesso, do Vinhão ao Loureiro, do Arinto ou Pedernã aos rosados e aos tintos trendy -, há novos lançamentos e projectos inovadores para conhecer.
Simultaneamente, o Gentlemen´s Market reúne marcas icónicas, provas de vinhos orientadas por especialistas, aulas de culinária para colocar as “Mãos na Massa”, jogos e actividades para partilhar em família, actuações de DJ´s, entre tantas outras opções. Num espaço marcadamente exclusivo, onde se funde a história e a arte, o programa diário inclui o Banquete, no qual Chefs e sommeliers de referência apresentam os melhores pairings e, no palco principal, actuam bandas icónicas.
Para Dora Simões, “este regresso do Vinho Verde ao formato de festival responde a uma vontade expressa dos consumidores. Num local de referência da cidade do Porto como os Jardins do Museu Soares dos Reis, os visitantes têm oportunidade de experimentar diferentes perfis de vinhos e de conhecer melhor os produtores e a Região num contexto apelativo, descontraído e simultaneamente sofisticado. Garantimos experiências exclusivas, mas também pensamos em propostas para partilhar em família e, sobretudo, reafirmamos um posicionamento de proximidade com a arte e a cultura”, destaca a presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.