Viver a Páscoa e as suas tradições

O tempo Pascal foi vivido com profunda fé e emoção, na paróquia de Cardielos.

No dia 20 de março, realizou-se a Via Sacra a S. Silvestre, dinamizada pela Catequese, contando com a participação de muitas crianças e adultos.

A 03 de abril, deu-se a trasladação da imagem do Senhor dos Passos, que foi conduzida em procissão da capela onde se encontra até à igreja paroquial, seguindo-se a Eucaristia e o Sermão.

A Semana Santa iniciou-se com a celebração do Domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Os fiéis reuniram-se junto à capela da Ressurreição para receberem os ramos oferecidos pelo mordomo José Manuel Caçador e entregues pelas mulheres da sua família, trajadas a rigor com os fatos à lavradeira. Depois da bênção dos ramos, saiu-se em procissão até à Igreja. Aí, seguiu-se a celebração com a narração da Paixão e Morte de Jesus.

 O Tríduo Pascal teve início com a Ceia do Senhor, na Véspera da sua Paixão. Na Eucaristia de quinta-feira Santa teve particular significado de humildade o momento em que o padre Tiago Rodrigues lavou os pés aos “seus discípulos”, que este ano foram os pais dos meninos que frequentam a catequese familiar do primeiro, segundo e terceiro anos. 

 Na sexta-feira Santa , o dia que nos recorda a crucificação de Jesus Cristo e a Sua morte no Calvário, houve a Adoração à Cruz. Seguiu-se a Via Sacra organizada pelo grupo Juventude Alegria de Maria.

O Sábado da Aleluia foi o dia da Vigília Pascal, que este ano juntou os mordomos das paróquias de Cardielos e Vila Mou. É de louvar a disponibilidade da mordomia da Cruz de Vila Mou e dos fiéis da paróquia, em se deslocarem até à Igreja de Cardielos para celebrar em conjunto a Vigília Pascal. O padre Tiago Rodrigues presidiu à Vigília Pascal das quatro paróquias que lhe estão confiadas celebrando a Eucaristia às dezanove e trinta, em Cardielos, com a mordomia e os paroquianos de Cardielos e Vila Mou e às vinte e uma e trinta, em Serreleis com a mordomia de Serreleis e S. Salvador.

 Em Cardielos, os atos religiosos iniciaram-se no adro da igreja com a Bênção do Fogo e do Círio Pascal. Seguiu-se a Eucaristia com a igreja repleta de fiéis de Cardielos e Vila Mou, que responderam ao apelo do seu pároco para participarem naquela que é a maior celebração do ano. A beleza dos cânticos entoados pelo padre Tiago e por cerca de meia centena de cantores dos grupos corais de Cardielos e Vila Mou, que dedicaram muito do seu tempo em ensaios conjuntos, aliados à forma emotiva como foi vivida toda a Eucaristia, tornaram esta celebração memorável.

Antes dos fiéis saírem da Eucaristia, a banda, que iria animar o Compasso, atuou no interior da Igreja conjuntamente com o coro que entoou o cântico “Cristo Ressuscitou”, ao som das palmas de todos os presentes.

A Visita Pascal, no domingo e na segunda-feira, foi feita de acordo com as tradições da nossa terra. O mordomo José Manuel Caçador, que tomou posse da mordomia em janeiro de 2020, devido à situação pandémica que vivemos, só agora pode cumprir o seu desejo de levar Cristo Ressuscitado àqueles que O queriam receber. 

Os cânticos entoados pelas mordomas, o toque das campainhas, os foguetes e a excelente animação que a banda Sons do Mondego proporcionou, criaram um verdadeiro clima de festa da Ressurreição de Cristo. 

Na segunda-feira, a Visita Pascal teve início na residência do Padre Tiago, em Serreleis. A seu convite, juntaram-se no jardim da sua casa as quatro mordomias das paroquias que lhe estão confiadas. Após a oração conjunta, feita no exterior, os quatro mordomos entraram com as respetivas Cruzes na residência, enquanto no jardim a banda de música, os bombos e as concertinas animavam os muitos paroquianos, das quatro freguesias, que ali estiveram presentes.

O almoço que o mordomo ofereceu a cerca de duzentas e vinte pessoas foi servido na Quinta de S. Bento, com muita qualidade e simpatia.

À entrada do salão estava o grande bolo da Páscoa, uma verdadeira obra prima da arte culinária que suscitou a admiração e elogio dos convidados. Parabéns à pastelaria Cidade Nova.

Durante o almoço não faltou animação, com as concertinas, a banda e os cantares.

Antes de ser cortado o bolo, foi dado a conhecer o mordomo para 2023. Aceitou o convite do padre Tiago, com muita honra e o aplauso dos presentes, o casal Fernando Correia e Regina Correia, que contam com o apoio do seu filho Fernando Miguel, da sua nora Diana e do seu neto Gustavo Miguel.

A Visita Pascal terminou com o desfile da mordomia, pela avenida da Igreja, seguindo-se a Eucaristia do encerramento das festividades.

No final da Eucaristia, o padre Tiago e o mordomo, estavam visivelmente felizes pela forma como toda a festa Pascal tinha decorrido, com fé, alegria e paz, nas casas em que foram recebidos.

Os paroquianos de Cardielos estão imensamente gratos ao mordomo José Manuel, à sua esposa Alcinda, à sua filha Bárbara e aos seus familiares mais próximos, pela sua grande generosidade em assumir esta nobre missão, durante três anos consecutivos, sempre com total disponibilidade, dedicação e zelo. Bem hajam pelo vosso empenho em contribuírem para que as tradições da Páscoa, a grande festa dos Cristãos, se mantenham vivas.

 Os paroquianos de Cardielos não podem deixar de agradecer ao seu incansável pároco, padre Tiago, o seu constante incentivo à união comunitária, o apelo à prática das virtudes cristãs e, acima de tudo. a  fé, convicção e seriedade demonstradas no exercício da sua nobre missão.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.