Volta a Portugal termina no alto de Santa Luzia, em plena Romaria d’Agonia

 meta da Volta a Portugal em bicicleta estará posicionada em Santa Luzia. A prova final acontece no dia 20 de agosto, dia da Procissão ao Mar da festa de Nossa Senhora d’Agonia.

A edição n.º 84 da Volta a Portugal em Bicicleta já está na estrada desde o dia 09 de agosto. O percurso inicia-se em Viseu a Viana do Castelo com descanso na Guarda, os ciclistas irão percorrer nesta 84.ª edição da Volta a Portugal Continente 1598,6 quilómetros.

O percurso desta edição contempla entre partidas e chegadas a estreia de Mação e o regresso de Ourém (1964) dois concelhos integrados na sub-região do médio tejo. Após longa ausência Sines (1981), Anadia (1982), Estremoz (1987), Abrantes (1997), Loulé (2003) e Penamacor (2005) voltam a figurar no percurso da Volta.

Em 2023, os ciclistas da Volta a Portugal não passarão pela cidade de Braga ao contrário de outras edições. A 8ª etapa, no dia 18 de agosto, entre Boticas e Fafe passará apenas na Póvoa de Lanhoso.

A 20 de agosto, último dia da volta, o percurso será de 16km em contrarrelógio individual, em Viana do Castelo, cidade europeia do desporto em 2023.

O vereador do desporto, Ricardo Rego, esteve na sessão de apresentação do evento e na altura dizia que o ciclismo “faz parte da tradição de Viana”, e que por isso seria impossível abdicar do fim da Volta em Viana do Castelo no ano em que é cidade europeia do desporto.

“Quem gosta vem, quem ama fica. Amamos a Volta a Portugal e quisemos dar um sinal de aliar a tradição ao desporto. É uma coisa única para os vianenses, para o distrito e para a região”, disse Ricardo Rego, reconhecendo que o acolhimento da prova irá implicar “uma logística muito grande na cidade”. 

“Tenho a certeza que vai ser uma festa deslumbrante porque ao mesmo tempo vai decorrer a nossa magnífica procissão ao mar, portanto temos tudo para ter uma Volta com imagens fantásticas”, antecipou.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.