O tempo de condicionalismos que num passado recente todos vivemos, fruto do confinamento de Covid-19, foi utilizado das mais variadas formas por todos e por cada um, quer nos próprios ambientes familiares ou nos respetivos grupos de trabalho socialmente instituídos aos mais variados níveis, mas sempre dentro dos condicionalismos legais em concordância com o modo de confinamento, começam agora a apresentar os resultados do trabalho realizado nesse tempo.
A catequese da Paróquia de Carreço é exemplo claro da boa utilização do tempo de confinamento no ensinamento catequético e disso deu provas reais no passado dia 03 de junho, feriado nacional, dia do Corpo de Deus, com a realização das celebrações da Festa da Eucaristia, primeira comunhão e a Profissão de Fé, comunhão solene, classes referentes ao ano anterior, pois em 2020 não se realizou nenhuma celebração da catequese.
Foi um dia de festa em grande para as crianças e adolescentes. A igreja, com lotação completa devido à Covid-19, já era previamente esperada e para responder a tal situação foram criadas as condições mínimas no exterior, com a colocação de cadeiras e som.
Foi uma festa em grande porque se celebrou um batizado, a Profissão de Fé e a Primeira Comunhão, tudo isto no Dia do Corpo de Deus, sem dúvida uma feliz coincidência para todos estes adolescentes e crianças.
Porém, o bom exemplo dado pela nossa catequese não terminou com a realização das celebrações do ano transato, pois logo no domingo seguinte, isto é, no dia 06 de junho, na nossa igreja Paroquial, foi celebrada a Festa da Eucaristia, Primeira Comunhão, mas referente a este ano de 2021. Foi novamente uma grande festa, aliás são sempre grandes festas quando se trata destas celebrações, curiosamente também se celebrou um batizado, antes da celebração da Primeira Comunhão.
Catequistas, catequizandos, familiares e o nosso pároco Domingos Vieira estão todos de parabéns, assim como o Grupo Coral, por darem a todas as celebrações uma beleza espiritual excelente.
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Hoje, quinta-feira, dia 17 de junho, a Assembleia de Freguesia de Carreço vai reunir nos termos do n.º 1 do artigo 11.º da lei 75/13 de 12 de setembro, pelas 21h30, no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Carreço. Da respetiva ordem de trabalhos para além dos pontos obrigatórios e habituais em todas as sessões, constam, o ponto 03 para a apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Conta de Gerência do ano de 2020 e o ponto 04 para apresentação e apreciação do inventário dos bens, direitos e obrigações patrimoniais e a respetiva avaliação a 31-12-2020.
A participação pública na reunião está condicionada à lotação legal do espaço e à inscrição prévia da participação até 24 horas do início da sessão.
SIRC
A Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço também vai reunir em Assembleia Geral no próximo dia 19 deste mês, sábado, às 21 horas, em primeira convocatória.
Da ordem de trabalhos destacamos os pontos 3, para a Apresentação, discussão e votação do Relatório de Contas do exercício de 2020/2021 e Apresentação, discussão e votação do Parecer do Conselho Fiscal; e o ponto 5, para a Eleição dos Corpos Gerentes para o exercício de 2021/2022.
No caso de não comparecer número suficiente de sócios, passado uma hora, a assembleia funciona em segunda convocatória com a mesma ordem de trabalhos e qualquer número de sócios.