VRL regressa em força às competições

No sábado, dia 19 de setembro, o rio Douro foi palco do regresso às competições no Remo, com a realização da Regata Internacional de Gondomar.

O evento contou com a participação de boa parte dos clubes nacionais e ainda de clubes espanhóis e da equipa nacional do Uruguai.

A realização deste evento só foi possível graças ao empenho do Clube Naval Infante D. Henrique, que elaborou um plano de contingência e assegurou que todas as recomendações da Direção Geral de Saúde fossem cumpridas.

O evento ficou marcado pela impossibilidade de disputar as finais no período da tarde, devido às previsões de trovoada. Ainda assim, foi um evento com um nível competitivo bastante elevado, em que não se sentiram os efeitos da paragem de vários meses, imposta pelo confinamento.

O VRL esteve representado por 21 atletas juniores e seniores, distribuídos por 10 embarcações. Destaque para os seis pódios conquistados e, em especial, as vitórias alcançadas no 1x jun. fem. e no 2- jun. masc..

Esta regata constituiu um bom teste para aferir o andamento das nossas tripulações. Esperam-nos três semanas de treinos intensos de preparação para representar o clube e a cidade da melhor forma no Campeonato Nacional, agendado para os dias 10 e 11 de outubro, em Montemor-o-Velho.

Campeão Regional
O dia 20 de setembro marcou o regresso à competição dos atletas mais novos, com o Campeonato Regional do Norte, em Melres (Gondomar). A organização deste evento esteve a cargo da Associação de Remo do Norte e do Clube Naval Infante D. Henrique.

Neste campeonato, bastante concorrido, com perto de 200 atletas, foi visível, apesar das máscaras, a alegria de todos pelo ansiado regresso à competição.

Em representação do VRL estiveram 51 atletas dos escalões benjamim, infantil, iniciado e juvenil, distribuídos por 22 embarcações.

Os resultados obtidos pelo clube de Viana do Castelo demonstram o bom trabalho desenvolvido neste período de retoma da atividade: 14 tripulações no pódio, das quais sete se sagraram campeãs regionais do Norte. O VRL foi o clube com mais pódios e vitórias, pelo que, foi com naturalidade que conquistou também os dois troféus coletivos em disputa, o de campeão regional em femininos e em masculinos.

O evento regeu-se pelo estrito cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde e, por isso, a organização, tal como os atletas e demais envolvidos, estão de parabéns.

REMO JOVEM
Montemor-o-Velho acolheu o Encontro Nacional de Remo Jovem, nos dias 26 e 27 de setembro.

Este evento chegou a estar agendado para junho, mas a situação pandémica levou ao adiamento do mesmo. O certo é que isso não parece ter afetado o empenho e motivação dos jovens atletas do Viana Remadores do Lima (VRL), que aproveitaram o verão para treinar e aperfeiçoar a sua técnica.

A comitiva de 51 jovens atletas do VRL (a maior do evento) ajudou a encher de cor e boa disposição um recinto mais vazio que o habitual, devido à proibição da presença de público.

No primeiro dia do evento decorreram as regatas dos benjamins, infantis e iniciados, destacando-se o 2x infantil feminino, o 4x iniciado feminino e o 4x iniciado masculino, que se sagraram campeões nacionais, e ainda o 2x iniciado feminino (2.º lugar) e o 2x iniciado masculino (3.º lugar). No segundo dia, nas regatas de juvenis, houve mais três títulos de Campeão Nacional: o do 2x juvenil masculino, do 4x juvenil feminino e do 8+ juvenil masculino. E ainda, duas tripulações vice-campeãs, o 4x juvenil masculino e o 8+ juvenil masculino.

A estes resultados somam-se ainda a presença de mais sete tripulações do VRL em finais A.

Destaque especial para o feito inédito e memorável alcançado pelo clube ao colocar dois 8+ juvenis masculinos nos dois lugares mais altos do pódio.

Em termos coletivos, o clube de Viana do Castelo ficou no topo da classificação, com larga vantagem pontual sobre os restantes 21 clubes presentes, confirmando o sucesso da forte aposta do clube nos escalões mais jovens (dos oito aos 16 anos).

Uma palavra final de agradecimento, por parte da Direção do VRL, a todos os atletas, técnicos, clubes e organização, que fizeram deste evento um exemplo ao nível do cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde e da Federação Portuguesa de Remo. O Remo é, de facto, um desporto seguro e perfeitamente adaptado a estes tempos desafiantes.
(VRL/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.