West Sea celebra contrato para mais dois navios oceânicos

A Martifer ganhou um concurso para a construção de dois navios oceânicos, que vão ser construídos em Viana do Castelo, nos estaleiros da West Sea do grupo Martifer. O negócio está avaliado em 140 milhões de euros.

Os navios serão também “Ice” da classe EXPLORER, construídos com base no Código Polar (classe de gelo) e equipados com um sistema de Propulsão Híbrida, tendo capacidade para acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, com os mais elevados padrões de conforto.
Tratam-se de embarcações para cruzeiros oceânicos que poderão fazer viagens no Ártico, Antártida e fiordes da Noruega.

A assinatura do contrato de construção dos novos navios (na foto) entre a West Sea e a Mystic Invest, “holding” de Mário Ferreira, decorreu esta terça-feira, nos estaleiros de Viana, numa cerimónia com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Foi também assinado um acordo, entre a Mystic Cruises (que integra o grupo Mystic Invest) e o ICBC Leasing (banco chinês que é considerado o maior a nível mundial), para um financiamento superior a 165 milhões de euros e que permitirá acelerar o processo de construção e expansão da sua frota oceânica. Esta deverá integrar mais sete navios de luxo a construir nos próximos anos.

Na oportunidade, Carlos Martins, presidente do grupo Martifer, considerou Mário Ferreira o “grande responsável pelo sucesso deste” que, só nesta década, lhe encomendou 15 navios, com estes dois últimos a “duplicar o valor das encomendas”.

Na ocasião, Pedro Siza Vieira apontou Viana do Castelo e os seus estaleiros com um exemplo, mesmo a nível mundial, inclusive a nível competitivo; a capacidade de captar o apoio do sistema bancário nacional e mesmo estrangeiro; e a capacidade de empreender, designadamente a nível da indústria turística, em que a “holding” de Mário Ferreira faz mesmo uma aposta internacional.

Entretanto, a West Sea está já a finalizar os trabalhos de construção do primeiro navio oceânico do empresário Mário Ferreira, o World Explorer. Um investimento de 70 milhões de euros. Deverá iniciar a sua operação em abril de 2019.

“Neste momento, já vendemos a totalidade da ocupação nos cruzeiros para a Antártida, a bordo do World Explorar e até 2023”, observou Mário Ferreira.

Mais de mil trabalhadores (de cerca de 17 nacionalidades) exercem, diariamente, a sua atividade nos estaleiros, 345 dos quais da West Sea e, destes, 155 dos Ex-ENVC. Depois, há uma média de 700 indiretos, de subempreiteiros.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.