Hoje de manhã, dia 25 de setembro, nas instalações da CIM Alto Minho, em Ponte de Lima, decorreu um workshop dedicado ao “Estudo sobre a Implementação e Impacto do Programa de Valorização do Interior (PVI)”, organizado em parceria com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C).
Durante a sessão, que contou com a presença do presidente da CIM Alto Minho e de diversos atores regionais, foram discutidos os desafios e as oportunidades do PVI, refletindo-se sobre as medidas implementadas e o seu impacto no combate às desigualdades e na promoção da coesão territorial. As experiências e opiniões recolhidas serão essenciais para uma futura revisão do programa e para enfrentar os desafios da interioridade.
Este foi um dos 21 eventos que estão a ser realizados nas várias comunidades intermunicipais que integram territórios de baixa densidade a nível nacional.
Refira-se que o PVI surgiu com o objetivo de combater as desigualdades e promover a coesão territorial, integrando diferentes iniciativas multissectoriais, cada uma composta por conjuntos diferenciados de medidas organizadas em áreas temáticas e concebidas para cumprir prioridades territoriais específicas, muitas delas beneficiando de cofinanciamento de fundos europeus.