XXII Luso Galaico na Arda promove inclusão

O XXII Luso Galaico realizou-se, recentemente, na praia da Arda, em Afife. No total, participaram 95 atletas em sete categorias − Surf Open, Bodyboard Open, Bodyboard Feminino, Longboard, Surf Feminino e, pela primeira vez, Para Surfing e Para Surfing VI.
A Federación Galega de Surf (FGS) fez-se representar pela Seleção Galega de Bodyboard, composta por nove participantes, sendo um deles atleta e técnico, e por dois atletas com deficiência, que nunca tinham competido.

Elohe Alvarez, em Surf Open, Bruno Martin, em Bodyboard Open, Letícia Cruzeiro, em Bodyboard Feminino, Rúben Silva, em Longboard, Beatriz Costa, em Surf Feminino, Hugo Madruga, em Para Surfing, e Santiago Carvalho, em Para Surfing VI, foram os grandes vencedores da edição 2021 do Luso Galaico (LG).

Para Helena Lopo, representante da FGS e psicóloga desportiva, “a longa relação de proximidade que existe com o SCV é muito importante, sendo o LG um ótimo exemplo de cooperação.”

João Zamith, presidente do SCV, considera que “este campeonato foi desafiante, num fim de semana em que praticamente ao nível europeu a falta de ondas inviabilizou a competição, mas conseguimos concretizar os nossos objetivos e colocar em prova duas categorias de Para Surfing, uma open e outra para cegos. Um dos objetivos do clube é inserir cada vez mais atletas com deficiência nos campeonatos.”

Para o vereador Ricardo Rego, que, em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, marcou presença na entrega de prémios, “o SCV está de parabéns por esta excelente organização, por ter conseguido cimentar o Luso Galaico como um evento regular e também por ter conseguido criar esta forte relação de parceria transfronteiriça com a Federação Galega”, acrescentando “as condições naturais da praia da Arda, fazem dela um destino de excelência para a prática de surf. Enquadrado na Viana do Castelo Capital Europeia do Desporto 2023 está prevista uma melhoria das condições nesta e nas outras praias do concelho.”

No último fim de semana Francisca Veselko arrecadou o título de campeã nacional sub18 e Maria Salgado o de campeã nacional sub16, numa competição onde estiveram 32 atletas esperanças portuguesas (Norte, Centro, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores).
O Viana Surf City Festival 2021 teve o apoio do projeto INCLUSEA, cofinanciado pelo Erasmus+ Sport, enquadra-se num dos objetivos estratégicos do SCV: potenciar a competição na formação, posicionando-se como um importante parceiro no Norte de Portugal e Galiza.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.