XXV aniversário da Ronda Típica de Carreço

A Ronda Típica de Carreço comemora este ano o seu XXV ANIVERSÁRIO. De forma a comemorar dignamente esta data, a qual é um marco de referência na vida da Ronda, a direção iniciou, no passado mês de janeiro, com a publicação no Facebook de vários vídeos, os quais serão de periodicidade mensal e pretendem ilustrar a vivência da Ronda Típica ao longo dos 25 anos de atividade.

O vídeo do mês de janeiro é referente aos anos de 1998 a 2003, e pode ser consultado na página do Facebook da Ronda Típica de Carreço. Segundo a direção já é “um sucesso”, dado o número de visualizações que arrecadou.

A atividade da Ronda para este ano, pelos indicadores de que já possui, promete ser mais intensa que a do ano anterior, o que vem corresponder às expectativas criadas.

No mês de janeiro cantaram as Janeiras na cidade de Viana, onde foram bem acolhidos e para o memorial ficou uma manhã de muita alegria e felicidade.

No mês de março, uma vez mais vai sair à rua a SERRAÇÃO DA VELHA, um evento tradicional carrecense que a Ronda Típica reativou e faz questão de continuar a levar a efeito. Portanto que se preparem as moçoilas, entidades e associações da nossa freguesia, pois a velha terá certamente um testamento como diz o nosso povo “detrás da orelha’’. Por motivos que se prendem com os custos do licenciamento deste evento, a leitura do respetivo testamento e a queima da velha serão efetuados no logradouro do edifício da Junta de Freguesia de Carreço. A Direção da Ronda apela a todos para ajudarem a manter esta nossa tradição, comparecendo no local.

O Grupo tem algumas atuações folclóricas agendadas em diversos pontos do país e também no estrangeiro. Conta também participar nos feirões, na feira medieval, nas festas da freguesia e nas da Senhora da Agonia, a exemplo do ano que findou. O grupo de bombos tem também diversas atuações agendadas, uma das quais já foi realizada, a festa de S. Sebastião, em Carreço.

As aulas de concertina e acordeão continuam na sede da Ronda, às quintas-feiras à noite, com um professor habilitado. Poderá também aceitar inscrições para aulas de viola e de órgão. 

A Ronda prevê proceder brevemente à gravação de um CD com músicas dos grupos, bombos e folclore de forma divulgar melhor as tradições carrecenses. 

Os ensaios também continuam a ser feitos semanalmente, com a finalidade de manter a forma artística de ambos os grupos, isto para responder a qualquer solicitação que ocorra a qualquer momento, assim elas surjam para lhes dar mais oportunidades de mostrar aquilo que gostam, divulgando em simultâneo o que é nosso. 

Durante o decorrer do ano vão certamente surgir surpresas no âmbito das comemorações do jubileu de prata deste grupo, as quais culminarão com uma festa digna de tal evento a levar a efeito no mês de dezembro, incluindo uma cerimónia de âmbito religioso. 

A Ronda Típica no ano do seu jubileu de prata merece os nossos sinceros parabéns por todo o seu trabalho desenvolvido neste período.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.