Com organização da Casa do Povo de Lanheses, e apoio de diversas entidades e instituições públicas, designadamente da autarquia concelhia, vai realizar-se no dia 04 de agosto o XXXIX Festival Internacional de Folclore da freguesia de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo.
O relevante espetáculo de folclore volta a ocorrer no cenário de enquadramento perfeito para este tipo de eventos que constitui o pátio interior da Casa do Paço dos Condes de Almada (TH), onde desde há já alguns anos vinha a realizar-se com sucesso, depois de na última edição ter sido levado, não sem alguma surpresa, para o adro da igreja paroquial.
A partir das 21horas, no palco amovível centrado no amplo terreiro que dá acesso à escadaria barroca do vetusto solar, irão desfilar e apresentar danças típicas dos repetivos países, representações do Perú, Índia e Turquia, bem como, necessariamente, o Rancho da Casa do Povo desta freguesia e outros grupos portugueses. A entrada é livre.
Romaria
Sob sol e temperatura inclementes, decorreu no quarto domingo de julho a notável procissão da Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, culminado de modo brilhante o primeiro fim e objetivo da tradicional manifestação religiosa da comunidade lanhesense.
O relógio da torre sineira da Igreja paroquial de Santa Eulália de Lanheses marcava 16h07m quando o séquito iniciou o cumprimento do percurso na distância estimada de 1,5 km, descendo pela rua da Estrada da Igreja, seguindo pela Avenida 25 de Abril, rua Condes de Almada, Largo Capitão Gaspar de Castro (Centro cívico), retomando no sentido ascendente o percurso inicial para terminar uma hora e trinta minutos após o seu início.
Com dezenas de figurantes de todas idades a participarem de modo individual, personificando figuras ou integrados em quadros bíblicos, sete andores, numerosos romeiros e cumpridores de promessas, grupo de juízes de toga vermelha segurando cada uma vara de metal cromado, grupos de jovens lavradeiras vestindo fatos regionais, fanfarra, uma banda de música a cadenciar o ritmo do andamento, e elevado número de pessoas em grupos resguardados por sombra postados ao longo do trajeto. Foi notável a concentração e observância da ordem dos figurantes sob um clima excecionalmente causticante, bem como a atitude respeitosa e de interiorização por parte dos componentes da extensa representação e dos assistentes em geral.
Sabendo-se da dificuldade crescente em encontrar elementos voluntários dispostos a fazer parte do numeroso figurativo deste grandioso ato arreigado na tradição da comunidade de Lanheses, e se responsabilize pela sua complicada organização, reconheça-se e felicite-se quem tão generosa e proficientemente assume tão desgastante quanto relevante tarefa, dedicada e graciosamente.