10º Encontro de antigos atletas e dirigentes do SCV

Na sessão de abertura decorreu no anfiteatro do Museu (Municipal) de Artes Decorativas, devido a obras na sede do SCV, Amândio Silva tomou a palavra, com suas memórias carregadas de afectos dedicadas ao Vianense, tanto como desportista como dirigente. Na oportunidade foram lidas as cartas do Com.te Miranda Gomes e de Ilídio Brásio (antigos dirigentes) que, igualmente, sensibilizaram todos os presentes.

No documentário sobre o anterior 9º Encontro — preparado por Gentil Morais, com a colaboração da Rádio Geice, nas pessoas de Pedro Xavier e de João Costa –, foi possível ouvir depoimentos da viúva do jogador Carneiro (dos anos 50), do filho do “Passinhos”, Ricardo Lomba e do Dr. Henrique da Mata. Foram ainda distinguidos com um vídeo do Departamento de Comunicação e Imagem do Clube, os vianenses Armando Santos, a título póstumo, como antigo treinador e jogador, e o antigo jogador Baltazar Carmo Chaves (Cané). Amândio Silva realçou as qualidades de Armando Santos na sua dedicação ao Clube, para quem “depois do Vianense, só o Vianense”.

Enquanto que Fernando Parente lembrou Cané, referindo o azar de ter nascido “naquela altura”, se fosse hoje, seria um “craque” que “como jogador de futebol teria ido longe, pois havia quem jogasse à bola, enquanto que o Cané jogava futebol”. Foram distinguidos com uma placa gravada e um quadro com a fotografia da época, e flores. Em nome da família de Armando Santos seu filho António, agradeceu ao Vianense terem-se lembrado do seu Pai. Finalmente Cané, emocionado, agradeceu “a homenagem de que tinha sido alvo e que gostou muito do que fizeram”.

A sessão finalizou com a intervenção do Presidente da direcção, Rui Pedro, que pediu aos presentes para, em conjunto, analisarem com a direcção algumas questões, como a requalificação do complexo desportivo do Vianense existente, ou a construção de um novo complexo desportivo para o futebol sénior e centro de formação. Outra questão colocada foi a da definição do modelo de gestão para o Clube. Desafios lançados para que todos, em conjunto, pudessem dar seus contributos, ficando claro que nada será feito sem ouvir os associados. Seguiu-se um verde de honra, que iniciou o convívio que foi muito salutar entre os presentes.

Na romagem ao cemitério municipal, Amândio Silva depositou uma coroa de flores em homenagem a todos quantos serviram o Sport Clube Vianense, como atletas, dirigentes, bem como os muitos associados já falecidos, por entender ser aquele local apropriado para se fazer o agradecimento e respeitar as suas memórias, termiando com um minuto de silêncio. Dado ter ocorrido o falecimento do atleta Élio AMARAL, no dia 24 de Junho p.p., foi-lhe depositada também uma coroa de flores na sua campa, que, Teotónio Barreto, como antigo presidente da direcção, recordou suas qualidades, enaltecendo ainda sua veia goleadora, terminando com um minuto de silêncio.

O convívio na Quinta da Presa, começou pelas 13h, com a presença de oito dezenas de participantes.

Foi sorteado entre os participantes um quadro a óleo, oferecido pelo associado Carlos Calheiros, que saiu ao antigo jogador Constantino Cadilha “Tino”, e que o ofereceu ao Clube. Leiloadas ainda duas camisolas réplicas do equipamento usado na década de 60, adquiridas por dois antigos jogadores, Eduardo Guerra e João Mina, e a venda de cachecóis do Clube. Tivemos ainda a oportunidade de ouvir o antigo ciclista Carlos Coelho a cantar “O Zé do pedal”.

Finalmente, o antigo Presidente da direcção Teotónio Barreto, preparou uma ” queimada” para todos os presentes, e que bem a saborearam. E Rui Viana, nos agradecimentos em nome da comissão, convidou à participação no próximo Encontro, tendo de seguida sido entregue a todos os participantes uma lembrança a marcar a realização deste 10º Encontro.

Estiveram representadas diversas modalidades praticadas pelo Clube, desde o futebol, passando pela natação, hóquei em patins, voleibol e ciclismo.

Colaborações agradecidas — Casa Brazil; Confeitaria Zé Natário; Casa do Pão; Pastelaria “A Meadella”, Supermercado da Piedade; Pérola da China; Florista Lurdes; Ecónomo; União das Freguesias e Municipio.

Texto: Rui Viana
Fotos: Gentil Morais

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.