[30:3] Olhares sobre o 30.º aniversário da Escola de Música

A exposição de fotografia 30:3, instalada no Museu Paroquial e inaugurada este sábado, mostra a perspetiva de três fotógrafos, que vivem, ou viveram, a Escola de Música de Perre, sobre o 30.º aniversário desta.

Na abertura da exposição, Elisa Ruivo explicou que a iniciativa partiu da direção da Escola de Música, ainda em 2019, como proposta integrada nas iniciativas a realizar com vista a assinalar o 30.º aniversário da associação.

Na direção artística da exposição fotográfica esteve João Gigante, também ele com uma relação passada com a instituição enquanto aluno, que teve a cargo a difícil missão de relacionar e harmonizar os registos e formas de olhar dos três fotógrafos: Sandra Manso, Vasco Morais e Sérgio Moreira. O diretor artístico realçou que “a ideia da Elisa e da Direção foi a de encontrar três pessoas, porque são 30 anos de Escola de música, e cada pessoa tinha dez fotografias que simbolizariam, numa dimensão metafórica, 10 anos”.

Das fotografias selecionadas para a exposição, João Gigante, disse esperar que pudessem fazer aquilo que a fotografia sempre fez ao longo dos anos, que é deixar presente aquilo que aconteceu e poder ser uma representação do quotidiano. Sublinhou ainda que foram escolhidos três autores com uma ligação emotiva à Escola de Música, que tiveram a oportunidade de integrar a comunidade em que se tornou a escola e de registar, em fotografia, a vida da associação.

As 30 fotografias escolhidas, dez por cada objetiva, são instantes do 30.º ano de vida da escola, com a situação pandémica claramente marcada no seu ADN, mas também com a capacidade de reinvenção, o trabalho de entreajuda e esforço de superação que lhe permitiram seguir em frente.

É um olhar sobre a Escola, com vista para a realidade de todos nós, e seguramente um testemunho do que foi este ano agreste, na vida da escola e de todos quantos a compõem, mas do qual saíram mais fortes, com energia para fazer diferente, como bem demonstra esta iniciativa.

A exposição estará aberta ao público aos sábados entre as 19h e as 20h30 e aos domingos entre as 10h e as 12h30, até 20 de junho, no Museu Paroquial de Perre.

Contradança
A comemorar 36 anos de existência, também o Grupo de Danças e Cantares de Perre vem marcando a efeméride, desdobrando-se em participações com diversas iniciativas.

A 15 deste mês, viu inaugurado, com a presença do executivo municipal, o painel alusivo a uma das suas mais distintas e emblemáticas danças: a Contradança. Da autoria de Mário Rocha, o painel foi instalado no requalificado Largo Souto Barrigas, onde estará acessível a quantos o queiram apreciar.

Como não poderia deixar de ser, a contradança foi também uma das danças do alinhamento com que o Grupo de Danças e Cantares de Perre abriu o espetáculo “ANAIVODOLETSAC”, de Tânia Carvalho, que decorreu no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo no passado sábado, inserido no programa de residências artísticas do AMAR O MINHO, projeto promovido pelo consórcio MINHO IN.

Aqueles que não puderam estar presentes no espetáculo, podem revê-lo na página de Facebook da Zet Gallery.

Voleibol feminino
A equipa perrense selou a passagem à 2.ª fase do Nacional com uma vitória sobre a Associação Desportiva de Esposende, com os parciais de 25-10, 25-13 e 25-16.
Com esta vitória, a ADC Perre terminou a sua participação na primeira fase do Campeonato Nacional da III divisão – Zona Norte B no segundo posto da classificação geral, beneficiando da derrota do AVC Famalicão frente ao VC Viana.

Xadrez com nova derrota
A equipa de xadrez da ADC Perre disputou no passado sábado a 4.ª jornada do Campeonato Nacional por equipas da III Divisão, série A, recebendo em casa a equipa do Clube dos Galitos/Grupel, uma das favoritas à subida de divisão.

Depois da vitória obtida na última jornada, a equipa perrense procurava, no seu último jogo em casa da temporada, repetir um resultado positivo, mas esse objetivo acabou por não se concretizar. Os visitantes não fizeram por menos e infligiram a derrota mais expressiva da época à ADC Perre: uns concludentes 4-0.

A ADC Perre segue agora na sexta posição do campeonato e deslocar-se-á ao Porto, no próximo sábado, para defrontar o Grupo de Xadrez do Porto, na última jornada antes dos concentrados.

Ainda nesta modalidade, o clube prepara-se para iniciar os trabalhos de três novas turmas, duas das quais de iniciação ao xadrez, com início previsto para o próximo mês de junho e com a particularidade de, pela primeira vez desde a criação da secção no clube, todas os escalões passarem a treinar exclusivamente online, garantindo a segurança de todos os seus atletas, sem prejuízo do seu desempenho desportivo e competitivo. Os interessados em dar os primeiros passos no Xadrez podem contactar a ADC Perre através do mail [[email protected]] ou do blog [www.jogaconosco.blogspot.com].

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.