Nasce em Portugal o primeiro centro de competências na Europa para a transição digital nos media

A Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Imprensa e o PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro – assinaram, a 16 deste mês, um contrato de consórcio que dá origem ao primeiro centro de competências europeu na área dos media – Aveiro Media Competence Centre. 

O Aveiro Media Competence Center (AMCC) é uma plataforma de apoio e promoção ao setor dos Media da União Europeia (UE) na implementação de projetos de transição digital e na gestão do seu futuro sustentável num contexto digital. Este apoio é sustentado através da partilha e estruturação de conhecimento do mercado tecnológico global, do acesso a equipas europeias com competências multidisciplinares, ações de formação, apoio à regulação tecnológica e acesso a financiamentos públicos e privados. 

Segundo João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro: “Os grandes desafios que os media da Europa enfrentam, nesta era digital, necessitam de respostas centradas no conhecimento e na tecnologia, capazes de desenvolver estratégias inovadoras e adequadas à nova realidade. O sistema científico tem aqui a enorme responsabilidade de facilitar esta transição criando as condições para que os media da Europa se possam reinventar e continuar a ser uma “voz” relevante no contexto europeu”.

Lado a lado com a Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Imprensa, o PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro -, estão várias entidades públicas e privadas que contribuem com financiamento e know-how.

A parceria com a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação, entidades líderes no pensamento e na inovação tecnológica digital e o apoio da Google, que nos permite não só lançar, desde já, o projeto como prever que em futuro próximo outras entidades, públicas e privadas, portuguesas, europeias ou globais, se juntaemo na sustentabilidade de este instrumento de defesa da democracia, da liberdade de imprensa e da luta contra a iliteracia que vamos protocolar”, refere João Palmeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.

De destacar o apoio da União Europeia, através da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová; o apoio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; do Governo Português através do Secretário de Estado da Cultura Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.  O AMCC conta ainda com o apoio da Google, a primeira entidade privada a financiar o projeto. 

Esta é a grande oportunidade que a Europa tem para se afirmar num mercado global dos media em profunda transformação. Devemos capacitar os cidadãos e as empresas com o conhecimento e as ferramentas necessárias para construirmos uma Sociedade de Informação mais resiliente e assim fortalecermos a democracia na Europa” afirma Pedro Almeida, Director Geral do PCI – Parque Ciência e Inovação da Região de Aveiro.

As entidades envolvidas reúnem-se esta manhã na Universidade de Aveiro para a Cerimónia Protocolar da Assinatura do Contrato de Consórcio do Aveiro Media Competence Centre. Celebra-se o lançamento deste projeto no Dia Nacional da Imprensa, com conversas e discussões sobre a transição para o digital nos media

Apoiar a transição digital dos media é uma prioridade para a Google, e o papel do Aveiro Media Competence Centre será fundamental para garantir que todos, principalmente os meios locais, tenham os recursos e o conhecimento que precisam para continuar a levar informação de qualidade a Portugal e a toda a Europa. Aplaudimos esta iniciativa da Universidade de Aveiro, da Associação Portuguesa de Imprensa e do Parque de Ciência e Inovação de Aveiro”, diz Bernardo Correia, Country Manager da Google Portugal.

O início da atividade do Aveiro Media Competence Center (AMCC) está prevista para o final do primeiro trimestre de 2022.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.