Amanhã, às 11h, o edifício da Câmara Municipal irá receber os cumprimentos oficiais das mordomas que vão marcar presença no Desfile da Mordomia da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
Viana do castelo vai receber durante os dias da Romaria duas delegações internacionais. Uma das delegações é encabeçada pelo autarca de Andorra La Vella, que vem à Romaria d`Agonia acompanhada pelo diretor do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Andorra. A outra delegação integra o presidente da Câmara de Lézennes, França, que será acompanhada pelos gigantones daquela localidade francesa.
Durante os dias da festa, Viana do Castelo acolhe ainda o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, recebendo Agostinho Ferreira dos Santos, Presidente da instituição, que recebeu o título de “Cidadão de Honra” de Viana do Castelo em 2017.
A Romaria d’Agonia acontece, este ano, de 16 a 20 de agosto, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.
Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje, são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.