Junta distribui máscaras pela população

Dando seguimento a uma medida da Câmara Municipal, que distribuiu máscaras descartáveis pelas Freguesias e Uniões de Freguesia do Concelho, a nossa autarquia prepara-se para iniciar essa mesma distribuição.

Vamos fazê-las chegar à nossa franja de população com mais fragilidade, nomeadamente os grupos de risco e os mais idosos.

Para isso começaremos a percorrer, já a partir de hoje, todas as ruas da Freguesia, casa a casa, avaliando as necessidades de cada família.

A medida nasce de uma iniciativa do Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, que lançou um apelo às autarquias do concelho para medidas de proteção, numa altura em que se prepara o levantamento do Estado de Emergência.

A medida, de acordo com Luís Nobre, tem início hoje com a colaboração da Juntas de Freguesia, que têm como missão ?ceder as máscaras aos grupos de risco e às situações de cariz vulnerável no plano social e que, melhor que ninguém, conhecem?.

Esta iniciativa deve-se ao facto de ser necessário ?estarem preparados para o levantamento gradual e progressivo das medidas de emergência estabelecidas, permitindo desse modo que o país volte a funcionar minimamente como um todo, saindo deste estado de suspensão em que nos encontramos?.

Apelamos à colaboração e bom senso de todos! Continuem a adotar todas as medidas preventivas aconselhadas, tal como tão bem têm feito até agora.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
No passado dia 24 de abril, as autarquias de Vila de Punhe e Alvarães procederam, em conjunto e com o apoio do município vianense, a uma ação de limpeza tendo em vista a remoção e recolha de monstros domésticos (sofás, colchões, móveis, equipamentos elétricos e eletrónicos, entre outros) que, inconscientemente e de forma inadvertida, foram depositados nas bermas dos caminhos vicinais que atravessam estas duas autarquias.

A atividade realizada pelos funcionários de cada autarquia pretendeu restituir as condições de salubridade dos espaços naturais, assim como a sua recuperação estética e ecológica.

Visou, ainda, alertar os cidadãos para a falta de civismo destes despejos indevidos. Aproveitamos para relembrar que a população pode solicitar aos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo a sua recolha, que é feita de forma gratuita ao domicílio, através do contacto 258 248 100.

No dia, tivemos a presença do vereador do Ambiente, Ricardo Carvalhido, que louvou este tipo de ação que visa essencialmente promover e valorizar a paisagem natural do nosso território.

As autarquias envolvidas, no âmbito dos seus projetos relacionados com o ambiente e biodiversidade, têm desenvolvido um conjunto importante de iniciativas tendo em vista a preservação e conservação dos valores naturais do território. A natureza, sendo uma componente essencial para o garante da qualidade de vida do ser humano, urge ser protegida e conservada.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.