No passado dia 11 de julho, Deão viveu um momento especial, nostálgico.
Fruto desta pandemia, e das inúmeras limitações/impedimentos nos últimos tempos, este ano foi possível hastear a bandeira para as festividades do Senhor dos Aflitos, S. Sebastião e Nossa Senhora dos Emigrantes.
As manifestações culturais são expressas através de gestos e atos que representam a identidade social de cada freguesia, o momento do hastear da bandeira é um importante espaço de afirmação social e religioso.
A Comissão de Festas do ano 2021 comunicou à comunidade de Deão, e a todos os interessados, que devido à situação atual que o país continua a atravessar face à Covid-19 e, de acordo com as orientações da DGS, a festa do ano 2021 será restrita às cerimónias religiosas.
Um bem-haja à Comissão de Festas!
ASSOCIAÇÃO DE JOVENS
A Associação Juvenil de Deão, em parceria com a Associação de Famalicão YUPI, promoveram o Campo de Trabalho Internacional “+ Community: recover community assets”. Este teve como objetivo desenvolver ações de valorização do património histórico-cultural contribuindo para um desenvolvimento sustentável na comunidade e nos jovens participantes. Desta forma, 18 jovens de Espanha, Hungria, Portugal, República Checa, Itália, Bélgica, Alemanha e França estiveram a reparar, limpar e a fazer pinturas no lavadouro da Fonte Fria, em Sta. Maria, na Fonte Frade em Deão e no Lavadouro de Agros em Sta. Leocádia, na União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão.
Para além de todo o trabalho desenvolvido procuramos “mostrar Viana” e as suas tradições aos participantes, através de uma visita à cidade, de uma noite de danças e músicas tradicionais, uma oficina de cavaquinho e uma noite portuguesa com uma refeição típica.
A preocupação com o desenvolvimento da comunidade através valorização do património existente como prática que contribui para minimizar o impacto da atividade humana no planeta ganhou uma proporção cada vez maior nas últimas décadas.
Os jovens puseram mãos à obra e o resultado final foi incrível. Para além de toda a limpeza e reparação, através das pinturas em formato de azulejo tornaram estes lavadouros em espaços de interesse turístico. A comunidade acompanhou de perto todo o trabalho desenvolvido, tendo a AJD estabelecido parcerias com algumas associações e com a Junta da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão para levar a cabo este projecto ambicioso.
A AJD procura desenvolver projetos de interesse para a comunidade envolvendo jovens desde a raiz do projecto. O projeto “+ Community: reover community assets” é um excelente exemplo do trabalho que procuramos desenvolver no nosso território.