Entregue candidatura a “Capital Europeia da Cultura”

O Município de Viana do Castelo formalizou, esta semana, a entrega da candidatura “Viana, Mar de Cultura” a Capital Europeia da Cultura 2027. No documento, é referido que a cultura tem ganho, nos últimos anos, especial interesse “pelo seu contributo para o desenvolvimento económico e o bem-estar da sociedade em geral”.

Com o lema “Viana, um mar de cultura”, a cidade é uma das 12 de Portugal (Braga, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeiras, Évora, Faro, Funchal e Ponta Delgada), que estão na corrida. No próximo ano, deverão ser anunciados cinco selecionados que, mais tarde, serão alvo de nova triagem em que ficarão apenas dois.

Como comissário da candidatura, Viana do Castelo conta com Gonçalo Vasconcelos e Sousa, professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, coordenador do doutoramento em Estudos do Património, académico da Academia Portuguesa da História e da Academia Nacional de Belas-Artes e presidente da Federação dos Amigos dos Museus de Portugal. Já a Comissão Executiva é constituída por Joaquim José Escaleira, Mário Barroca, Rosa Maria dos Santos Mota e Valter Hugo Mãe.

Para além de contar com o apoio dos municípios e instituições de Viana do Castelo e do Alto Minho, a candidatura de Viana do Castelo conta com um conjunto de incentivos nacionais e internacionais

 “A candidatura de Viana do Castelo a Capital Europeia da Cultura em 2027 é um processo de reflexão, diálogo e participação, com a ambição de potenciar a cidade e dar-lhe mais força para os desafios do século XXI”, tendo por base “um mundo de cores e emoções, baseado na alegria da população, na vivacidade e no dinamismo do território e no respeito transversal por todas as gerações”.

Os objetivos desta candidatura são, pois, “reabilitar, reclassificar e construir uma rede de infraestruturas culturais, baseada na proximidade e na diversidade, num esforço que visa o bem-comum”. São ainda objetivos da candidatura “integrar a oferta cultural no desenvolvimento de soluções urbanas sustentáveis”, “qualificar os agentes culturais da cidade, conferindo-lhes mais e melhores ferramentas de desenvolvimento”. 

Pretende, ainda, “aumentar e diversificar o programa cultural e artístico da cidade ao promover uma maior cooperação entre entidades e agentes culturais, com o propósito de desenvolver uma oferta mais articulada e inclusiva”. A criação de redes com outras cidades europeias e regiões é também uma prioridade, para promover a inclusão e a partilha colaborativa. 

Também a preservação de memórias é uma prioridade, com a “criação de condições de proteção, preservação, conservação e disseminação que possibilitem experiências educacionais culturais e artísticas, inerentes à perpetuação da cultura”.Os enfoques desta candidatura são o Mar, a Identidade, as Letras, Artes, Artistas e Ofícios, sem esquecer os marcos históricos do percurso da cidade e da região. O site da candidatura está disponível em <www.vianamardecultura.org>.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.