João Gigante retrata acampamento cigano de Darque

Durante dois anos, João Gigante conviveu com a comunidade cigana de Darque e retratou o quotidiano. A exposição de fotografia documental está patente nos Antigos Paços do Concelho até 13 de dezembro. A inauguração aconteceu no último sábado.

“Acompanhei todo o quotidiano do acampamento através do Daniel Monteiro que é o foco do trabalho e que parece e se desenvolve como fotografia. Eu acompanho a família e isto é um trabalho do quotidiano”, revela João Gigante. Acrescentando que “foquei-me mais numa família, mas também com outras pessoas com quem me fui cruzando no acampamento”.

Após a Ao Norte ter realizado o documentário “O Acampamento” em 2020, por Rui Esperança, João Gigante decidiu retratar o quotidiano daquela comunidade. Adiantando que a exposição e o livro apresentam as vivências daquela comunidade no dia a dia. Os cultos, as relações familiares, os movimentos do dia a dia, e as interações são retratadas pelo olhar do fotógrafo.

Questionado sobre a intenção do trabalho, o autor revela que é “complexa”, mas não quis focar-se nos problemas. “Isto é mais como é que eu levo a minha realidade como fotógrafo para o acampamento e consigo fotografar o quotidiano, o dia a dia, sem estar a querer criar outras camadas. É mesmo um trabalho, em termos formais e conceptuais, muito simples”, assegura.

Carlos Viana, presidente da Ao Norte, convida os vianenses a ver o documentário de Rui Esperança, que deu origem à exposição fotográfica. Na plataforma “Lugar do Real” é possível ver o documentário. 

Carlota Borges referia a “honra” e o “orgulho” em “ter uma exposição como esta”. A vereadora da Coesão Social informava que “ter aqui um pouco da comunidade cigana é importante”.

Após ter elaborado alguns trabalhos documentais, com a AO Norte, no concelho de Melgaço, João Gigante apresenta “Do ficar: acampamento” produzido pela Oficina de Fotografia da Associação Ao Norte, com o apoio do Fundo do Fomento Cultural e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.