São 16 os quadros de Renato Ribas que estão em exposição na Casa Manuel Espregueira e Oliveira e ficarão até ao dia 21 de abril. “De ontem, de hoje. Gente daqui e dacolá” é o título da mostra que apresenta desenhos de vianenses e outras figuras conhecidas internacionalmente. Pode ser visitada todos os dias, das 14h30 às 19h30.
Renato Ribas começou a pintar há muitos anos e depois de uma vida dedicada à arquitetura decidiu escolher as artes plásticas e Viana do Castelo para viver. Chegou ao concelho há três anos e esta primeira exposição na “Princesa do Lima” é uma forma de agradecer às pessoas que “me receberam muito bem”. “A maneira como vocês lidam comigo permitiu-me conhecer as pessoas da rua, que são as pessoas que eu cumprimento e conheço, porque fazem diferença no meu dia dia”, dizia.
A madeira, em pinho maciço, serve de base e Renato aplica a técnica mista e assemblege. “As tábuas são rústicas, são usadas para a construção civil, mas elas têm uma preparação para aguentar. Elas são rústicas e duráveis e isso tem muito a ver com o povo do Norte. Essa fortaleza. E dentro dessa rusticidade e rudeza está a delicadeza”, conta. Adiantando que a madeira “trabalha com a pintura. Por exemplo, há aqui um quadro onde aproveitei o nó da madeira para o queixo da pessoa. É um benefício. Há um interação muito agradável”.