A Associação Portuguesa de Karaté-Do Shotokai esteve presente no 8.º Estágio Internacional – KIZUNA, em Vila Nova de Gaia, em Grijó, nos dias 20 e 21 de abril.
Na realidade, os praticantes desta Associação congregam um espírito de equipa, de união, de persistência e consistência que os mantém unidos numa mesma prática, cujo objetivo primordial é a formação e a contínua perseguição do aperfeiçoamento do Ser na sua plenitude. Sempre com respeito, cordialidade, mas tenacidade e vontade de cada praticante se superar, este 8º Estágio Internacional – KIZUNA extravasou para o público o sentir dos princípios ancestrais desta modalidade, num ambiente familiar onde se reconhecem amigos, se fazem novos e se consolidam laços humanos e de socialização, em que cada praticante se revê no outro, mantendo-se a dignidade e o respeito pelo “Outro”, no sentido filosófico de Lévinas: “L’Autre”.
Este estágio, sob a orientação atenta e metódica do Mestre Atsuo Hiruma, coadjuvado por Manuel Alves e Sérgio Oliveira, congregou uma larga franja de praticantes de várias idades, revelando a heterogeneidade e o espírito congregador desta Associação, havendo uma ordem estruturada nos trabalhos realizados
No dia 20, o trabalho foi dedicado ao trabalho com “Bô” para os alunos mais graduados. O Mestre Atsuo Hiruma demonstrou, realçando a importância do trabalho com o “Bô” para a coordenação, força, dinâmicas, objetivos e mestria do trabalho harmonioso, mas eficaz da utilização do “Bô”. Salientou também a importância do trabalho com o “Bô” nos treinos regulares dos praticantes.
No dia 21, sábado de manhã, decorreram os exames para 1.º e 2.º Dan, sob a supervisão do júri composto pelo Mestre Atsuo Hiruma, Manuel Alves e Domingos Silva. Da parte da tarde, realizou-se o treino conjunto, tendo havido uma incidência sobre a utilização do centro de gravidade do corpo, subjazendo a ausência de bloqueios físicos ou mentais.
Para culminar os trabalhos da modalidade, foram apresentados os resultados dos exames, tendo sido feitos os agradecimentos públicos às entidades públicas e privadas e às personalidades presentes. A Associação Portuguesa de Karaté-Do Shotokai de Viana do Castelo foi agraciada e reconhecida pela consistência do trabalho realizado pelos seus praticantes. A.K.