Viana vai acolher 1400 jovens nos “Dias nas Dioceses”

Mais de mil jovens vão estar na Diocese de Viana do Castelo de 26 a 31 de julho na semana de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. A informação foi anunciada, ontem, em conferência de imprensa no Centro Paulo VI, em Darque.

O responsável pela preparação da Jornada na Diocese referia que “’Dias nas Dioceses’ são um encontro para que os jovens, ao deslocarem-se de longe, possam ter uma experiência mais familiar, cultural e próxima da realidade”. O padre Domingos Meira manifestava que “temos um programa próprio” de contacto com a realidade local.

Os jovens peregrinos que vão estar em Viana são oriundos de 12 países, com maior representação da Polónia e França e foram estes que escolheram vir para Viana do Castelo. “Os jovens que vêm, escolheram a nossa Diocese”, referia o padre Domingos Meira. O bispo diocesana garantia que “isso é ainda mais significativo, porque foram eles que nos escolheram. Temos mais responsabilidade”. D. João Lavrador apelava à participação dos jovens. “A Igreja quer que os jovens participem ativamente”, dizia, acrescentando que é necessário mudar o paradigma: “As jornadas foram programadas para os jovens, mas temos de dar o salto e dizer que as jornadas são com os jovens”. 

Dos 1400 jovens, 57, oriundos do Reino Unido, não vão ficar integrados em famílias de acolhimento por vontade própria. Os restantes vão ser acolhidos por 500 famílias dos 10 arciprestados da Diocese. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.