A época natalícia representa, para todos nós, um período onde a amizade, o amor e a solidariedade são vividos de uma forma mais profunda. Este ano, mais uma vez, Viana do Castelo, o país e o mundo vivem o período festivo de uma forma um pouco diferente devido à pandemia que ainda nos assola.
Apesar dos constrangimentos, a Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo voltaram a unir-se para proporcionar aos vianenses e aos visitantes um período natalício alegre e dinâmico, que apoie o nosso comércio tradicional e cative as famílias.
Sob o mote “Viana, Coração do Natal”, voltamos a iluminar o centro histórico e as entradas da cidade por um período mais alargado, num verdadeiro convite ao consumo nas nossas lojas e a uma visita às nossas ruas e praças.
A pensar em miúdos e graúdos, a nossa Praça da República voltou a transformar-se na Praça Natal, com decoração temática, trenó, anjos, presépio, carrossel francês e a acolhedora Casa do Pai Natal. A programação festiva, que se estende até 9 de janeiro de 2022, inclui propostas para todos os gostos e idades, entre concertos e animação musical, exposições, feiras de artesanato e feirões, com o objetivo de fazer de Viana do Castelo o espaço ideal para compras de Natal e momentos em família. Para a passagem de ano, Viana do Castelo apresenta o tradicional fogo-de-artifício e ainda um ‘réveillon’ com DJs na Praça da República, para uma festa ao ar livre.
Também o ano de 2022 promete ser um ano repleto de oportunidades para o Município de Viana do Castelo e, por consequência, para os vianenses e para os nossos empresários. Gostaria de destacar a importância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde estão inscritos dois grandes investimentos necessários à dinamização económica do concelho vianense, nomeadamente a nova travessia do Rio Lima entre a EN203 Deocriste e a EN202 Nogueira e o novo acesso rodoviário da zona industrial do Vale do Neiva ao nó da A28.
Temos pela frente o grande desafio de sermos Cidade Europeia do Desporto em 2023, numa candidatura que mobiliza não só o município, os clubes e associações, os atletas, técnicos, dirigentes, mas também toda a comunidade vianense.
Acredito, pois, que o novo ano seja desafiante, mas pleno de crescimento para os nossos residentes, comerciantes e empresários, para todos aqueles que escolheram Viana do Castelo como o lugar ideal para viver, trabalhar e desfrutar.
Enquanto autarca, desejo a todos os vianenses um Feliz Natal e deixo votos para que o Ano Novo seja repleto de concretizações pessoais e profissionais. Acredito que esta pandemia, apesar de todas as adversidades, serviu para despertar em nós a necessidade de nos unirmos enquanto comunidade, para darmos as mãos e unirmos forças em prol de um bem comum, promovendo a entreajuda e a solidariedade.
Boas festas!
Luís Nobre