São vários os registos de ataques de gaivotas a pessoas na cidade de Viana do Castelo. O assunto foi apresentado em reunião de Câmara de ontem, dia 18, por um elemento do público. O vereador do ambiente deixou conselhos à população e manifestou a preocupação da autarquia em comunicar a situação à entidade competente.
Ricardo Carvalhido explicava que “as gaivotas são animais silvestres e com os quais convivemos desde sempre”. Adiantando que o assunto não é “novo” e que desde há cinco ou seis anos tem chegado relatos de ataques aos serviços da Câmara Municipal. “As queixas estão tipificadas em três áreas: o ruído, os dejetos, mas também com os ataques”, salientava. Acrescentando que “sendo uma espécie silvestre tem um comportamento mais agressivo na altura da reprodução e da eclosão dos ovos”.
O vereador aconselhava os vianenses a acondicionar convenientemente os resíduos orgânicos e a não alimentarem as gaivotas. “Como estão em causa aspetos de saúde pública relacionados com a segurança das pessoas temos apelado a uma intervenção do Instituto Nacional de Conservação da Natureza (ICNF)”, dizia Ricardo Carvalhido.