Uma empresa especializada em revestimentos minerais acaba de anunciar a construção de uma nova fábrica em Viana do Castelo. Esta, que deverá começar a laborar no próximo ano e situar-se-á num lote de terreno a adquirir ao município, em Chafé, terá uma área total superior a 10 mil metros quadrados. No total, incluindo equipamentos, serão mais de 3, 5 milhões de euros de investimento, com apoios de fundos comunitários (Portugal 2020).
Já com uma unidade industrial no concelho (em Darque) que emprega 26 trabalhadores, as novas instalações permitirão criar mais três dezenas. A empresa pertence ao Grupo Manuel Soares (Real Marbre, Ventestival, Stone Dark e Mineral System), sedeado em Paris, é especializada em revestimentos minerais, sendo parceira privilegiada das maiores empresas de design de interiores e designers.
Criada em 2015, a Mineral System alia um elevado conhecimento da técnica de trabalhar a pedra, da seleção de matérias primas e da arte de as moldar à inovação tecnológica. O projeto agora a desenvolver em Viana do Castelo agregará esta e a Stone Dark, visando conferir uma maior rentabilização e agilidade de processos.
A apresentação do projeto à comunicação social marcou presença o empresário Manuel Soares, natural de Aveiro e que, apesar de ter a atividade sedeada em Paris, mostrou-se empenhado no investimento em Viana do Castelo. Por isso, aqui se desloca frequentemente, tendo destacado o apoio que tem recebido da Câmara Municipal para a concretização dos seus investimenros.
Luís Nobre, vereador do planeamento e gestão urbanística, desenvolvimento económico, mobilidade e coesão territorial, enfatizou o facto de um empresário como Manuel Soares, que investiu no concelho e continua a acreditar. Deu conta, ainda, de se tratar do 31º grande contrato de investimento celebrado com a autarquia e que é objetivo desta que Viana do Castelo esteja, já em 2020, no “top ten” dos concelhos exportadores nacionais (atualmente ocupa a 36ª posição).