O Pórtico da Sé Catedral

António de Carvalho
António de Carvalho

O frontispício da imponente Sé Catedral, antiga Igreja Matriz, toda em granito, construída de 1400 a 1483, apresenta duas torres laterais quadrangulares e coroadas de merlões, que ladeiam o corpo central, vendo-se na torre sul (reedificada em 1873) as armas de D. Afonso V, e na do norte o antigo monograma de Viana, o sino e o relógio que, a partir de 1629, constituía o único relógio público que marcou as horas aos vianenses por mais de dois séculos e meio. No corpo central, por baixo de uma larga rosácea sobressai um magnífico pórtico.
Este notável pórtico rebaixado da frontaria da Sé Catedral, apresenta um arco ogivado recortado por três arquivoltas profusamente decoradas, sendo suportadas por seis esculturas, três de cada lado, e as figurações das arquivoltas representam anjos com instrumentos da Paixão de Cristo, significando o Juízo Final, tendo no vértice a imagem do Salvador. É que a Sé Catedral, antiga Igreja Matriz, teve, por muitos anos, o orago de S. Salvador, mas como, com o andar dos tempos, a religiosidade popular tornou-se tendencionalmente mariológica — de invocação à Virgem Maria — perdeu esta antiga devotação e tomou por padroeira Santa Ana, nos fins do séc. XVI, que, por sua vez, foi substituída por Nossa Senhora da Assunção, sob o título de Santa Maria Maior.
Quanto ao majestoso pórtico, que nos dá uma iconografia ainda muito românica, embora de estilo gótico, a arquivolta exterior mostra-nos, no seu fecho, como atrás se disse, a figura do Salvador. A parte inferior mostra-nos três figuras de apóstolos sobre altos plintos. São eles, da esquerda de quem entra, e de dentro para fora: S. Pedro, s. Tiago e s. Bartolomeu e, no lado direito, também a partir do interior, S. Paulo, S. João e Santo andré.
De referir que, em 1932, foi retirado o patamar que dava entrada ao pórtico (que aparece em fotografias antigas) o qual foi substituído pelo lanço de escadas que desde então lá se encontra.

António de Carvalho

(Foto: “DGPC | Pesquisa Geral”)

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.