Visita Pastoral do reverendíssimo D. Anacleto Oliveira

Foi com grande alegria e entusiasmo que o povo de Cardielos acolheu, de 24 a 28 de outubro, a Visita Pastoral de Sua Excelência o Bispo de Viana do Castelo, Reverendíssimo D. Anacleto.

A receção ao Sr. Bispo foi feita no dia 24, pelas 21h30. Foi organizada uma Via Lucis, tendo as pessoas dos diferentes lugares da freguesia caminhado em oração e canto, percorrendo as 15 estações, que montaram pelos caminhos de cada lugar, até ao adro da igreja. Aí, ao repicar dos sinos, em uníssono, saudaram o Sr. Bispo com o hino da Diocese, juntamente com as mensagens de boas vindas da catequese.

Já dentro da igreja, foi construído um puzzle em que o desenho das quatro peças que o compunham, tantas quantas os lugares que organizaram a Via Lucis, era composto por mãos, pés e a palavra evangelização. Coube ao pároco da freguesia, o Sr. Padre Tiago Rodrigues, a explicação do sentido de cada uma das peças, cuja mensagem de fundo passava pelo apelo à evangelização.

No dia seguinte, foi feita a visita ao património da paróquia e à escola do 1º ciclo de Cardielos.
O dia 26 foi dedicado aos idosos e aos doentes. O Sr. Bispo visitou os idosos e doentes que não podiam sair de casa, encontrando-se depois com os utentes do Centro Social e com todos os idosos que aí se puderam deslocar para assistir à Eucaristia e à administração do Sacramento da Santa Unção.

No dia 27, da parte da manhã, deu-se o encontro com as instituições/associações cívicas de Cardielos e de tarde houve reunião com todos os movimentos/grupos paroquiais, com as crianças e adolescentes da catequese e os seus pais. O dia terminou com a Eucaristia vespertina que contou com a presença da catequese e todos os movimentos.

Um dos momentos mais relevantes e de grande solenidade foi a cerimónia religiosa do Sacramento do Crisma, no domingo, com especial significado para os 22 crismandos que viram confirmada a sua fé e que serão, com certeza, apóstolos de uma esperança nova e um sinal de que a comunidade cristã de Cardielos tem futuro.

Uma Visita Pastoral é sempre um acontecimento de grande importância religiosa e espiritual que nos permite sentir a beleza da comunhão que é a igreja reunida à volta do seu Pastor. É na Visita Pastoral que as comunidades cristãs sentem ao vivo a plenitude do Ministério Apostólico, do Bispo, não se limitando apenas a ouvir falar dele.

Numa época de incertezas, de angústias, que nos conduz, muitas vezes, ao desânimo, é reconfortante e consolador ter a visita do Bispo que, como Bom Pastor, se desloca às paróquias para conviver, interagir e melhor conhecer o seu rebanho.

Nas palavras que dirigiram ao Bispo, no final da visita, os paroquianos de Cardielos quiseram transmitir-lhe que todos estavam muito gratos pelo modo sereno e tranquilo como conduziu a Visita Pastoral: as crianças a quem dedicou palavras de ternura; os doentes e os mais frágeis pelas suas palavras de alento e compaixão; os idosos pelo carinho que transmitiu; os jovens como foram ouvidos e todo o restante “rebanho” pelas palavras sábias que lhe dirigiram.

Aproveitaram também para lhe agradecer o pároco que há um ano está em Cardielos para o representar, o Sr. Padre Tiago, que tem exercido a sua nobre missão com dedicação, empatia e rigor, fomentando a união em Cristo de todos os paroquianos.
A visita do Sr. Bispo, que terminou com um almoço/convívio no Monte de S. Silvestre, fortaleceu a fé e a esperança dos cristãos de Cardielos para preservarem no caminho da Verdade, da Luz, da Vida Eterna.

Foram dias muito enriquecedores de oração e ensinamentos.

Pagamento de assinatura

Efetuou o pagamento da assinatura do A Aurora do Lima, por nosso intermédio, o senhor César Lima Gonçalves, residente em Carcavelos, deixando 5€ para despesas do jornal.
Em nome da administração, o nosso agradecimento.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.