D . Anacleto Oliveira faz visita Pastoral e ministra o Crisma

D. Anacleto esteve na Meadela, no dia 11, domingo, para crismar um grupo de 57 jovens e 13 adultos.

É habitual administrar-se o Sacramento da Confirmação ou Crisma aos adolescentes quando acabam o 10º ano de catequese. Dado que nem sempre é possível fazê-lo todos os anos, foi decidido juntar dois anos de Catequese (neste caso os que terminaram a catequese do 10º ano, em 2017, e os de 2018). A Catequese terminou em junho, seguiram-se as férias e só a partir de setembro foi possível começar a preparação dos crismandos.

Assim, de acordo com a disponibilidade de D. Anacleto, foi marcada esta data para ser administrado o Crisma e foi com essa finalidade, que tivemos a visita do nosso Bispo D. Anacleto, que, às 10h30, presidiu à celebração da Eucaristia concelebrada pelo Pároco Monsenhor Manuel José Vilar.

Na homilia, D. Anacleto, depois de fazer uma breve passagem pelas leituras, baseou-se nas respostas que os crismandos lhe haviam dado no encontro que teve com eles. No final da Eucaristia, os crismandos ofereceram (em conjunto) uma lembrança a D. Anacleto.

No momento próprio, D. Anacleto ministrou o Crisma a 57 jovens e 13 adultos, num total de 70 crismandos.

Cerimónia sempre emotiva, em que os padrinhos do Crisma, tomam presença testemunhal e em que os pais e outros familiares, marcam igualmente presença. A igreja tornou-se pequena para albergar todos os que quiseram testemunhar este acontecimento da vida Espiritual da Paróquia.


O Crisma foi precedido de uma adequada preparação, que é recebida na Catequese e que contempla uma preparação mais específica e intensiva, próxima do Crisma, que foi realizada pelo Pároco Monsenhor Manuel José Vilar, que se reuniu todos os domingos à noite, com todos os crismandos desde setembro até à data do Crisma.

O Sacramento da Confirmação ou Crisma é o sinal de Deus que mergulha o cristão na plenitude do seu mistério. É um auxílio de Deus que permite ao homem novo descobrir o seu lugar na Igreja, a ser mais fortemente testemunha do Evangelho e a entrar plenamente na missão a que o Pai o chama.


Uma palavra para salientar a alegria estampada no rosto de todos os crismandos, a testemunhar que, quando se ama verdadeiramente a Cristo e nos deixámos tocar pela Sua Graça, a vida torna-se mais feliz.
Resta referir que, mesmo não se tratando de uma visita com caráter de “Visita Pastoral”, D. Anacleto foi recebido, com muita alegria e entusiasmo, na escadaria do adro da igreja Paroquial, dirigindo-se para o interior daquela pisando um bonito tapete confecionado com flores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.