A memorável festa em honra de Nossa Senhora do Amparo

Apesar da Senhora do Amparo não ser a padroeira de Cardielos, é a Ela que a paróquia dedica a maior festa do ano. Assim, com a devida antecedência, a briosa comissão de festas procedeu à angariação de fundos através de vários eventos que realizou, estando tudo apostos para que as tradicionais festas, que se realizam sempre no terceiro domingo de maio, tão arreigadas no espírito dos Cardielenses, fossem mais uma vez um verdadeiro êxito. Infelizmente, a Covid-19 obrigou-nos a manter o distanciamento social, impedindo-nos de confraternizarmos, venerando a Nossa Senhora do Amparo, nos moldes dos anos anteriores.

O padre Tiago considerou, em boa hora, que não se devia deixar passar em branco um dia tão especial, de tanta devoção e tão impactante na vida dos seus paroquianos. Já que os Cardielenses estavam impedidos de visitar Nossa Senhora, seria Ela a vir ao seu encontro!

E, assim, a imagem de Nossa Senhora saiu do adro da igreja paroquial, no passado domingo, dia 17 de maio, em carrinha aberta, coberta de toalhas brancas bordadas a regional, pelas bordadeiras de Cardielos. Nossa Senhora estava ladeada pelas velas votivas, símbolo da mordomia, e rodeada de 28 cestos de belas flores, de cada uma das mordomas dos lugares que organizavam a festa, igreja e Breia. Estes cestos floridos, nos anos transatos, eram levados pelas mordomas, da igreja até ao local onde era erguido o mastro depois de revestido.

PERCURSO
Depois de sair do adro da igreja, a carrinha conduzida pelo juiz da festa, José Manuel Caçador, fez a sua primeira paragem junto ao Centro Social e Cultural da paróquia de Cardielos. A visita de Nossa Senhora ao Lar foi um dos momentos mais altos do percurso. Os utentes do Lar, privados de visitas há mais de dois meses, acenaram com muita emoção e alegria à Senhora do Amparo, sentindo-se confortados pela presença da Mãe de Deus, a quem tantas vezes terão recorrido. O padre Tiago consagrou o Lar a Nossa Senhora do Amparo, que até à data o tem protegido, não existindo nenhum caso de Covid-19.

A visita continuou com o padre Tiago e todos os elementos da Comissão de festas, cujo tesoureiro é Nuno Parente, a acompanhar a Senhora, nos seus carros, durante todo o percurso, saudando com alegria todos os devotos. A imagem de Nossa Senhora percorreu todas as ruas da freguesia, entapetadas de flores, onde todos os Cardielenses, com muitas mordomas vestidas a rigor com os seus belos trajes, à porta das suas casas, A esperavam em silêncio, comovidos, para A saudar, para Lhe agradecer e suplicar amparo em todos os momentos da sua vida.

A visita de Nossa Senhora traduziu-se num ambiente místico de profunda Fé que foi alicerçado pela oração diária do terço, promovida pelo padre Tiago através do Facebook. Fomos todos contagiados não pela pandemia, felizmente, mas pela Fé que transformou numa gloriosa festa a nossa devoção à Senhora do Amparo e enriqueceu esta irmandade espiritualmente.

Segundo o testemunho de muitos Cardielenses, o dia 17 de maio de 2020 ficará gravado nas suas memórias pela vivência de uma verdadeira e sentida adoração a Nossa Senhora do Amparo.

A foto que acompanha a notícia são da autoria do senhor José Machado, que foi incansável, em verdadeira maratona, à frente da carrinha onde ia a Senhora do Amparo, para captar todos os momentos deste memorável evento, facultando, depois, o acesso de mais de 700 fotos na página das comunidades de Cardielos e Serreleis, no Facebook.

Mês de Maria
O encerramento do mês de Maria ocorrerá no dia 31 de maio, pelas 20 horas com Eucaristia Campal, no adro da igreja, respeitando todas as regras de segurança.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.