Abílio Azevedo na Circum-navegação do artesanato

Reportamos nestas colunas, no ano passado, o feito do nosso conterrâneo Abílio Azevedo, ter sido distinguido com uma MENÇÃO HONROSA no 28.º concurso FNA. Trata-se de um projeto com início em 1991, promovido pela Associação para a defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC) e concretizado no âmbito da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA).

Ao ser distinguido no referido concurso, o nosso conterrâneo adquiriu, por mérito próprio, direito a constar na edição que aglutina todos os trabalhos distinguidos no 28.º concurso de “Fotografia FNA”, este ano com o título “Circum-navegação ao Artesanato”. O dito título resultou, segundo a (ADAPVC), produtora desta edição, da inspiração da mesma na celebração nacional do quinto centenário da primeira viagem de Circum-navegação do navegador português Fernão Magalhães.

A produtora de “Circum-navegação ao Artesanato” adverte “não se tratar de uma odisseia, de uma viagem para o desconhecido da qual não se enxerga o fim ou o tempo que durará. Mas tem em comum a vocação da descoberta e para as artes tradicionais portuguesas a sua dignificação”. Assim, fica registada neste e-livro a obra de Abílio Azevedo no portefólio “CABEÇUDOS E GIGANTONES DA TRADIÇÃO À CRIAÇÃO”.

Ao Abílio Azevedo despertou-lhe a paixão pela imagem na adolescência, o vídeo foi, por mero acaso que aconteceu, como meio possível para concretizar a imagem. Só mais tarde, como autodidata, começou a praticar a fotografia documental e recreativa.

Frequentou dois cursos de formação, um no IEFP de Viana do Castelo e outro no Estúdio 151 no Porto, no âmbito dos quais participou em duas exposições coletivas.

O seu trabalho tem sido partilhado apenas entre a família e os amigos. A sua primeira participação foi no concurso “Fotografia FNA”, que aconteceu devido ao desafio causado pelo artesão Francisco Cruz, também nosso conterrâneo, do qual surgiu o portefólio “GIGANTONES E CABEÇUDOS DA TRADIÇÃO À CRIAÇÃO”.

Parabéns Abílio por constares neste e-livro, e pelo teu excelente trabalho, devido ao qual, mereceste ser distinguido com a MENÇÃO HONROSA, no 28.º concurso FNA.

Continua a captar bons motivos, para novas distinções rumo aos grandes sucessos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.