A tradicional “Vaca das Cordas” regressa a Ponte de Lima

Esta quarta-feira, 15 de junho, Ponte de Lima recebeu a tradicional corrida da “Vaca das Cordas”, que depois de dois anos de paragem face à pandemia de Covid-19, esta tradição secular regressa na véspera do feriado religioso do Corpo de Deus. Numa ação coordenada pela Associação Defensores da Tradicional Vaca das Cordas com o apoio do Município de Ponte de Lima.

Segundo declarações ao JN, Aníbal Varela, da associação “Defensores da Tradição da Vaca das Cordas de Ponte de Lima” afirma “Está muita gente. Há ‘fome de festa’ e o touro está-se a comportar. É bravo que chegue e sobra. Tem havido acidentes. Pelo menos dois jovens foram para o hospital, mas isso faz parte, senão dizem que o touro não presta”, descreveu Aníbal Varela, enquanto o animal ainda corria no areal de Ponte de Lima desafiado pela multidão.

Um tradição que junta milhares de pessoa, esta “corrida” começa na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, cumprindo a tradição de dar três voltas à igreja. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a este espetáculo popular.

Mas a festa não se faz só de dia e prolongam-se noite dentro ao som de vários estilos de música para todos os gostos.

Também durante a noite a tradição cumpre-se com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. Na quinta-feira, 16 de junho, a partir das 16h30 horas, realiza-se pelas ruas do Centro Histórico a Procissão do Corpo de Deus.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.