Abertura prevista para 05 de junho

O regulamento do Parque Ecológico Urbano, mais conhecido como parque da cidade, foi aprovado, por unanimidade, na última reunião do Executivo, a 30 de janeiro. O dia 05 de junho foi apontada como data de abertura do espaço.

O Parque Ecológico é constituído por 14 áreas distintas e segundo o vereador do Ambiente, apesar de ser um parque ecológico, a sua requalificação envolve um trabalho “transversal” a várias áreas. Ricardo Carvalhido falava de um trabalho de “colaboração”. “Os vianenses estão, e muito bem, habituados a espaços naturais de muita qualidade (…). Este espaço procuramos que seja também inclusivo”, esclarecia.

Ricardo Carvalhido dava ainda nota da existência de várias placas de referenciação das espécies existentes e de um trabalho de digitalização da informação. Através de um smartphone (telemóvel inteligente) será possível aceder a informação das 2045 espécies já identificadas. “É um trabalho que vem de longa data e onde estamos muito empenhados para que seja mais um espaço de excelência”. Até ao momento, este ano foram investidos cerca de 150 mil euros.

A vereadora da CDU congratulava-se com a informação. Cláudia Marinho dizia que era uma “antiga batalha da CDU”.

No final da reunião, e questionado pelos jornalistas, o autarca vianense apontou a data de 05 de junho, Dia Mundial do Ambiente, como data provável de abertura da infraestrutura. “A nossa intenção é abrir ainda este ano. Nesse sentido há um conjunto de obras de conservação e requalificação que estão em curso. Já foram feitas algumas e outras estão em fase de execução. Se tudo correr bem, a nossa intenção é que seja no próximo 05 de junho, que é o Dia Mundial do Ambiente”, esclarecia.

Recorde-se que o Parque Ecológico Urbano foi inaugurado em 2008, mas recebe apenas visitas marcadas, sendo contestado há anos, quer pelos partidos da oposição, quer pela população local.

O Parque Urbano de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Estações da Biodiversidade e é o primeiro Parque de Halófitas em Portugal. Recebeu o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, na categoria de Parques e Jardins, em 2009.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.