A Associação Desportiva Afifense está a incentivar a prática de andebol no pavilhão de Santa Maria Maior. Os treinos decorrem às quartas-feiras e estão abertos a crianças e jovens, dos seis aos 16 anos.
A iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal, a Associação de Andebol de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Andebol. O coordenador de formação do clube esclarece: “a Federação Portuguesa de Andebol pretende aumentar o número de praticantes, levando esta modalidade a todo o país numa aposta forte na descentralização. Esta aposta não ficará pela criação de espaços-treino em Viana do Castelo, mas também pela oferta de atividades/eventos de cariz nacional e internacional que irão potenciar o interesse da população pelo andebol”.
Samuel Silva dá conta da aposta do clube na modalidade e fala das vantagens. “O andebol é um desporto muito completo, trabalhando de igual forma toda a musculatura, promovendo a coordenação, resistência, força e velocidade. A nível mental é um jogo de inteligência que promove o desenvolvimento emocional, trabalho em equipa, raciocínio e tomada de decisão rápida. Desta forma torna-se num desporto ideal para as crianças desenvolverem capacidades psico-motoras necessárias a um correto crescimento”.
A Associação Desportiva Afifense nasceu em 1981, e desde essa altura tem no andebol um dos focos, apesar de, e segundo Samuel Silva, incentivarem à prática de desporto. “Durante estas quatro décadas formou inúmeros atletas, muitos deles com passagens por clubes da primeira divisão. Como clube participou e organizou diversos torneios de referência, tendo por diversas situações competido com as suas equipas nas principais divisões nacionais”.
Para aquele responsável da Associação Desportiva Afifense, o projeto pretende “oferecer uma alternativa” às modalidades existentes na cidade. “Pretendemos oferecer uma alternativa aos desportos que neste momento são praticados em Viana do Castelo, não como substituição de qualquer um deles, mas sim como complemento dos existentes.
Pretendemos reativar o interesse por esta modalidade nos vianenses, cidade que já viu nascer vários clubes históricos (Taurino, Capitães de Abril, …) que, entretanto, desapareceram”.