A agência do BPI (Banco Português de Investimento), em Lanheses, encerrou definitivamente no final do corrente mês de junho.
A cessação da atividade da agência de Lanheses do BPI, a funcionar há cerca de três décadas no Largo Capitão Gaspar de Castro, representa uma contrariedade de vulto não apenas para os clientes residentes, mas também para as populações das freguesias limítrofes que recorriam aos seus serviços, principalmente ao uso das duas caixas multibanco para levantamento de valores e pagamentos diversos.
A inexistência de uma agência bancária em Lanheses não é uma boa notícia para a atividade comercial e particulares pelas mudanças desfavoráveis nos hábitos dos utentes diários e que foarm adquiridos ao longo do tempo de funcionamento daquele espaço.
Bandeira da festa
Decorreu no domingo, dia 02 de julho, o ato simbólico do hastear da bandeira da Festa em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a qual se realiza no quarto domingo do mês em curso, na freguesia de Lanheses.
O ato ocorreu, como habitualmente , no final da Eucaristia dominical, numa cerimónia simples em que participaram os componentes da Comissão de Festas e alguns dos seus familiares, bem como um número considerável de pessoas que de um modo ou outro colaboram na preparação dos eventos respeitantes ao programa geral. Dei conta da presença do presidente da Casa do Povo de Lanheses.
No seguimento do que tem sido o procedimento ao longo dos anos, a Comissão promoveu no local um bufete aberto ao público presente, onde predominavam produtos e frutos bio de produção doméstica, de oferta, servidos com vinho verde branco.
Pela primeira vez, neste ato simbólico de abertura do extenso programa da Festa do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades além da música gravada, atuou o Grupo de Bombos de São Tiago, da vizinha freguesia de Fontão, Ponte de Lima, o qual seguiu depois para o Centro Cívico onde terminou a sua atuação.
A tarefa do hastear da bandeira esteve a cargo do funcionário da Junta de Freguesia, João Araújo.