Águas do Norte investe 1,3 ME na remodelação da ETAR de Paredes de Coura

A Águas do Norte vai iniciar a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Paredes de Coura, num investimento de 1,3 milhões de euros e com prazo de execução de 364 dias, foi hoje anunciado.

Em comunicado, aquela entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal adiantou que a empreitada da ETAR de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, foi adjudicada à empresa Ambiágua-Gestão de Equipamentos de Água.

Segundo a Águas do Norte, a obra “consiste na duplicação da capacidade hidráulica do respetivo tratamento preliminar, através de uma nova unidade compacta de gradagem e na instalação de um novo sistema de arejamento do tratamento biológico da ETAR, através da instalação de uma nova centrífuga, entre outros aspetos técnicos”.

Com esta remodelação, a Águas do Norte “pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias do município de Paredes de Coura, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.

Lusa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.