Alunos do IPVC apresentam projetos para desenvolver a região

Vários alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) aceitaram o desafio de participar no projeto Link Me Up 1000 ideias. Na manhã de 01 do corrente mês de julho, na Escola de Tecnologia e Gestão (ESTG) foram apresentados os primeiros trabalhos.

Beatriz Oliveira foi uma das alunas a defender o “People to Alto Minho”. A aluna do 3.º ano do curso de Turismo fez equipa com outros colegas da área de gestão, artes e ensino e debruçaram-se sobre a problemática do envelhecimento da população. “People to Alto Minho julgo que é um projeto que vai trazer grandes benefícios para a região e para o seu desenvolvimento. Queremos mudar mentalidades, que será o principal Temos de primeiro mudar a perceção de valor das pessoas, por exemplo, quanto aos idosos”, explicava a aluna.

Link Me Up 1000 ideias envolve vários politécnicos do país e pretende, através de equipas multidisciplinares de estudantes e parceiros de empresas/organizações, acompanhadas por facilitadores-docentes do IPVC e de cursos profissionais, apresentar “ideias para responder a desafios relacionados com problemas reais ou cenários futuros”.

A aluna, que abriu a sessão de apresentações, falava dos benefícios do projeto. “Aceitei participar neste desafio, porque saímos mesmo da nossa zona de conforto, porque utilizamos outros métodos, trabalhamos com outras pessoas que não conhecemos e são de áreas diferentes”.

No projeto “People to Alto Minho” verificaram que o envelhecimento da população é “uma fraqueza” da região, contudo acreditam que através da “adoção de algumas medidas” é possível contrariar a tendência. Beatriz Oliveira fala da acessibilidade à habitação e a disponibilização de espaços para a execução de teletrabalho.

Para a concretização do projeto, o IPVC estabeleceu protocolos de colaboração com escolas com cursos profissionais da região (AE de Monserrate, ETAP, EPRAMI, EPRALIMA e Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima) e convidou empresas ou organizações para integrar as equipas de cocriação.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.