Aniversário SIRSA … A caminho dos 100

A Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense, entre os dias 16 e 25 de janeiro, vai comemorar o seu 96.º aniversário com um variado programa “A Caminho dos 100…”.

Será a caminho dos 100?.., nos 100?.., ou depois dos 100?… Temos sérias dúvidas quanto à data da sua origem. Porquanto, segundo rezam os documentos, ela teve origem na Tuna Musical Areosense constando, da sua primeira ata datada de 02 de janeiro de 1910, que o seu objetivo era criar uma Sociedade de Instrução e Recreio denominada “TUNA MUSICAL AREOSENSE” (conforme doc.).

A Tuna manteve a sua atividade desde a data da sua fundação até 1922 apesar de, entre 1914 e 1922, dela não constar qualquer atividade. Segundo Paulo Cruz, sem suporte conhecido, esta paragem pode ter a ver com a 1.ª Grande Guerra. Extinta a Tuna, a sua bandeira foi oferecida à Sociedade, passando a ser a bandeira representativa da Associação, podendo ainda hoje ser observada na vitrina do Salão Nobre .

Entretanto, em 07 de março de 1920, é fundado o “CENTRO REPUBLICANO DEMOCRÁTICO”, que teve o seu termo a 25 de agosto de 1923, passando os seus bens para Sociedade de Recreio Areosense. No livro de atas do Centro Republicano Democrático/Sociedade de Recreio Areosense 1920/1936 estão exaradas as 1ªs atas da Sociedade de Recreio Areosense.

A história da Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense, a associação mais antiga de Areosa, está por fazer, mas vamos deixar esse trabalho aos historiadores ou aos entendidos na matéria. A caminho dos 100.., nos 100 …, ou depois dos 100….

A direção da SIRSA, conforme vem sendo habitual nesta altura, leva a efeito um vasto programa comemorativo, que se inicia hoje e prolonga-se até dia 25 de janeiro.

Parabéns à nossa querida coletividade. Registamos com agrado a inclusão nas comemorações de uma noite destinada ao Teatro de Revista “ Como eu vi a Sociedade… pelos olhos de Raúl”, numa organização do Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa e antigos alunos e amigos da Escola de Música da SIRSA.

TITULOS HONORÍFICOS
No âmbito das comemorações do 172.º aniversário de elevação de Viana a Cidade, que vai decorrer no dia 20 de janeiro, segunda-feira, no Teatro Sá de Miranda a Câmara Municipal vai atribuir títulos honoríficos a personalidades e instituições que marcaram a vida da cidade e do concelho.

Entre elas estão a atribuição de “Cidadão de Mérito” aos areosenses Fernando Baganha Coelho e Ana Baganha e a atribuição de “Instituição de Mérito” ao Grupo Desportivo Areosense.

Parabéns aos homenageados pela sua dedicação à causa pública.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.