Antigos atletas do Vianense voltam a reencontrar-se

O 11.º Encontro de antigos atletas e dirigentes do Vianense iniciou-se na sede do Clube, com a apresentação dos membros da Comissão, pela voz de Rui Viana, que agradeceu a presença de todos após dois anos de interregno destes encontros. Agradecimento extensivo aos convidados presentes, designadamente o vereador do Desporto da CMVC, Dr. Ricardo Rego, e da presidente da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, Drª Helena Brito. Seguiu-se a exibição de um documentário sobre o 10.º Encontro, realizado em 2019, preparado por Gentil Morais, com a colaboração da rádio Geice e do Pedro Xavier. Foi visualizado outro vídeo com entrevistas feitas aos três distinguidos desta sessão, da autoria de Pedro Xavier e João Lomba, onde foi possível ouvir as histórias vividas neste clube por Valdemar e Cerdeira, enquanto atletas, e Ilídio Brásio, como dirigente. Este era o presidente da direção quando o Clube comemorou os 75 anos de existência. 

Fernando Parente, pelaComissão Organizadora, fez o elogio de Valdemar e Cerdeira, com quem chegou a jogar na mesma equipa. Na sua intervenção deixou claro que deve ao S. C. Vianense tudo o que hoje é, tendo elogiado as qualidades de cada um dos atletas distinguidos.  De imediato teve lugar a distinção dos dois atletas vianenses escolhidos para o corrente anoAos distinguidos foi entregue  uma placa de homenagem. Ao Valdemar pela mão do seu filho, José António, secretário-geral da Associação de Futebol de Viana do Castelo, bem como um quadro com a fotografia da época de jogador e um ramo de flores. 

Ao José Cerdeira, foi Fernando Parente que fez a entrega da placa de homenagem. 

Valdemar Ereiras agradeceu ao Vianense, reconhecendo que se hoje é conhecido em todo o lado, também ao Vianense o deve, por ter sido seu jogador. José Cerdeira agradeceu a homenagem  e salientou que a mesma peca por tardia, dado os anos que deu ao Clube.

Amândio Silva, membro da Comissão Organizadora, fez o elogio do dirigente Ilídio Brásio, de quem foi também colega de direção do Clube. Os filhos do distinguido, Miguel e Pedro Brásio, fizeram a entrega da placa de homenagem ao pai, seguindo-se a entrega do quadro com a foto e o ramo de flores. Ilídio Brásio usou da palavra para dar conta do seu amor ao Clube, apesar de ser natural de Portimão. A sessão finalizou com a intervenção do vereador do pelouro do desporto, Dr. Ricardo Rego, que enalteceu as qualidades dos distinguidos, mas também realçou a importância da realização destes encontros.  

Depois foi tempo para um verde de honra (oferta de pastelarias e outros estabelecimentos da cidade) e uma conversa amena entre amigos que raramente se encontram. Seguiu-se a romagem ao cemitério municipal para colocação de uma coroa de flores em homenagem a todos quantos serviram o Sport Clube Vianense, tendo usado da palavra Ilídio Brásio, lembrando todos os que vestiram as cores do SCV e propondo um minuto de silêncio. 

Durante este interregno de dois anos faleceram seis amigos do Clube e a Comissão entendeu homenagear os que desapareceram neste espaço de tempo, colocando uma coroa de flores na campa de José Enes Natário. Amândio Silva enalteceu as qualidades deste vianense distinto, que vestiu as cores do SCV e foi dirigente, propondo novo minuto de silêncio em memória de todos os atletas desaparecidos. 

O convívio continuou na Quinta da Presa, onde pelas 13h foi servido o almoço deste convívio. O presidente da Direção do Clube, Rui Pedro, deu conta dos passos que a direção tem vindo a trilhar e dos novos desafios, que estão lançados com a recente constituição da SAD para o futebol sénior, alertando e desafiando os presentes para estarem atentos à nova vida do SCV.

Com o objetivo da recolha de fundos, foi sorteado entre os participantes um quadro (fotografia), oferta do bem conhecido designer Rui Carvalho. Coube a sorte ao Eng. Paulo Alves, que  fez o entregou ao Clube.

Tivemos ainda a oportunidade de ver o antigo ciclista Carlos Coelho, com um quadro onde se encontra a sua camisola de ciclista com o símbolo do nosso Clube, aproveitando alguns dos participantes para tirar uma foto com esta lenda, na modalidade do ciclismo.  

Finalmente, o antigo presidente da direção Teotónio Barreto preparou uma “queimada” para todos os presentes.

Nos agradecimentos, Rui Viana, em nome da Comissão, convidou todos à participação no próximo encontro. Houve ainda tempo para a entrega de uma lembrança a marcar a realização deste 11.º Encontro.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 15.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.