Nos primeiros dias, da semana passada, a nossa freguesia foi surpreendida por um aumento de surtos de covid-19 que levou as autoridades sanitárias a encerrarem uma sala de uma Creche, uma sala da Escola de primeiro ciclo, uma sala de um Jardim de Infância e ainda surgiram vários casos isolados, todos assintomáticos.
Ao ter conhecimento da situação a Junta de Freguesia de Areosa fez sair um comunicado apelando à participação cívica dos areosenses, lembrando as medidas sanitárias indispensáveis para travar o aumento de novos casos, tais como o uso obrigatório da máscara, o lavar e desinfetar frequentemente as mãos, o manter a distância física de dois metros, o evitar sair de casa e os contactos desnecessários. O não espirrar nem tossir, nem dar palmadinhas no ombro a ninguém. O vírus é real e a sua propagação acontece, sendo que nem todos os infetados apresentam sintomas.
Apela-se assim à responsabilidade, individual e social de cada um de nós para travar esta pandemia O combate a esta pandemia depende do comportamento de todos nós.
Ainda, neste âmbito, está a decorrer no Facebook, desde segunda-feira, um pequeno filme da autoria de Flávio Cruz e da responsabilidade da Junta de Freguesia com depoimentos de várias personalidades de Areosa apelando também à participação de todos.
MAESTRO JOSÉ PEDRO
Decorreu no Teatro Sá Miranda, no passado dia 28 de novembro, a apresentação da bibliografia de José Pedro intitulada “Maestro José Pedro – Vida e Obra” numa iniciativa da Câmara Municipal no ano em que se comemorou o centenário de nascimento e os 45 anos da fundação da Escola de Música de Viana do Castelo do qual foi seu fundador.
José Pedro Martins Coelho era natural de Viana do Castelo por nascimento e areosense pelo casamento tendo acabado os seus dias nesta freguesia na qual se encontra sepultado.
Tivemos o privilégio de ter trabalhado com ele na Sociedade de Instrução Recreio Social Areosense, da qual é fundador da Escola de Música da Coletividade e testemunhar a sua grande paixão pelo ensino da música, pelo teatro musicado bem como, a sua grande dedicação aos alunos.
Como prova de reconhecimento do seu empenho a esta Instituição foi atribuído o nome de José Pedro a uma das salas de música da Coletividade e muito recentemente a Direção atual dedicou-lhe uma pequena homenagem levando à cena vários quadros de revista, com a participação de muitos dos seus antigos alunos.