Apresentação do cartaz das festas

Realizou-se no passado dia 03 de junho a apresentação pública do Cartaz e Programa das Festas da Meadela 2022 em honra da padroeira Santa Cristina, cujos dias principais terão lugar de 05 a 07 de agosto.

O evento decorreu na Quinta da Presa, na Meadela, com início pelas 19horas e contou com a presença de muitos convidados. Constituíram a mesa do evento a Eng.ª Fabíola Oliveira, vereadora da Câmara Municipal, em representação da Câmara Municipal; Dr.ª Flora Silva, presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Helena Brito, presidente da União de Freguesias; Dr. José Manuel Cunha, presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesia; Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, pároco da Meadela e presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas; José Borlido, presidente da Comissão de Festas e António Fernandes, vice-presidente da Comissão de Festas.

A sessão iniciou-se com a intervenção do presidente da Comissão de Festas, que começou por agradecer a presença de todos os convidados presentes.

Teve palavras de reconhecimento para com todos os membros da Direção e Assembleia-Geral da Comissão de Festas, sem os quais não seria possível levar a bom porto o projeto delineado pela Direção da Comissão de Festas, em estreito diálogo com todos os que fazem parte da Comissão de Festas, referindo que só em união de esforços é possível realizar o que a Direção projeta.

Realçou o arranque das festas no atual figurino iniciado há 65 anos, por um punhado de meadelenses influentes na freguesia, que colocaram de parte as suas ideologias, unindo-se em Comissão de Festas, no sentido de inovar e as tornar mais atrativas e com eventos mais culturais, passando a fazer parte do chamado Ciclo de Festas da Cidade. Este, acrescentou, que o culto a Santa Cristina, na Meadela, remonta a meados do século XII, por alturas da criação da paróquia da Meadela.

Referindo-se ao programa das Festas 2022, que seria apresentado momentos depois pelo vice-presidente, acentuou que contem todos os números das festas do “antes da pandemia”, mas que a prudência e alguma incerteza do montante de receitas, obrigou a um reajuste, sendo o mais visível o Cortejo Meadela 2022, que este ano se designará de “Desfile Etnográfico”, dado que contemplará um menor número de carros, privilegiando o desfile apeado.

Seguiu-se o descerramento simbólico do “Cartaz das festas 2022”, da autoria de Pedro Silva, que não pôde estar presente por estar no estrangeiro, mas que enviou uma mensagem lida pelo presidente da Comissão, na qual descreve o cartaz e agradece a colaboração do jovem par de dançarinos da Ronda Típica da Meadela, Sara Carvalhido e Luciano, e à Ronda Típica toda a colaboração. Coube à Dr.ª Laurinda Figueiras, Diretora da Ronda Típica, fazer uma pormenorizada descrição do traje envergado pelo par e de um modo mais exaustivo da jovem Sara.

O presidente aproveitou para agradecer ao autor do cartaz Pedro Silva e ao par Sara Carvalhido e Luciano Abreu, o belíssimo cartaz das Festas 2022.

Seguiu-se a intervenção do vice-presidente, António Fernandes, que depois de saudar todos os presentes, lembrou os 35 anos na Direção da Comissão de Festas e os 23 anos como presidente. Em seguida, apresentou o programa geral das festas, fazendo um resumo do mesmo, que tem início no dia “24 de julho, dia Litúrgico de Santa Cristina”. Às 10h30 será celebrada uma Eucaristia Solene, em honra de Santa Cristina.

No dia 29 de julho, haverá o “28.ºciclo de Colóquios- Meadela a pensar a comunidade” e no dia 01 de agosto tem início a “25.ª Semana da Cultura”, que é uma realização da Ronda Típica da Meadela, em colaboração com a Comissão de Festas e que se prolongará até 04 de agosto, tendo como palco o adro de Santo Amaro, no Centro Cívico da Meadela.

Dos dias principais das festas, que terão lugar nos dias 05, 06 e 07 de agosto salientou: no dia 05 de agosto (sexta-feira), de manhã, a “visita da Mordomia à cidade” e à noite, pelas 22horas, “espetáculo com conjunto musical”, particularmente destinado à juventude.

No dia 06 de agosto (sábado), o destaque vai para a realização do “Cortejo Meadela 2022”, designado de “Desfile Etnográfico”, dado que o desfile será apeado. À noite, pelas 22horas, haverá o “61.º Festival de Folclore da Meadela”, numa organização do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e no final grande “sessão de fogo de artifício”, a que se seguirá animação com Dj.

No domingo, dia 07 de agosto, o ponto alto será a “Eucaristia Solene”, em honra da padroeira às 10h30, transmitida pela Viana TV e às 17h a “majestosa Procissão de Santa Cristina”. À noite, concertos musicais e a despedida das Bandas, fechando com uma sessão de fogo de artifício.

O Monsenhor Manuel José Vilar, pároco e presidente da Assembleia Geral das Festas começou por agradecer a presença de todos naquela cerimónia, tendo palavras de muita gratidão para com os membros da Comissão de Festas e terminou dizendo da sua alegria em ver todas as instituições da Freguesia e grupos folclóricos, entrelaçados com a Comissão de Festas no mesmo objetivo de levar a cabo as festas.

Por seu turno, a presidente da União de Freguesias, Dr.ª Helena Brito, começou por referir que a Junta de Freguesia está com as Festas de Santa Cristina. “A festa celebra a vida, celebra a comunidade, faz sair à rua as suas gentes, honra as tradições populares. As festas podem parecer todas iguais, mas cada uma tem as suas especificidades”, disse.

O presidente da assembleia de Freguesia, Dr. José Manuel da Cunha, usou da palavra para referir: “é um prazer muito grande estar envolvido nestas funções e partilhar convosco este momento. Estou na Meadela há 25 anos e gosto da festa, tal como a minha família”.

Seguiu-se, no uso da palavra, a Drª. Flora Silva, presidente da Assembleia Municipal, que começou por referir ser já uma presença antiga na Meadela. “Estas festas são parte do Ciclo de Festas de Viana. Elas são todas diferentes porque manifestam as tradições do seu povo. Saúdo os homens e mulheres da Comissão de Festas que encorajam o seu povo para a festa”. Referiu-se à longevidade de António Fernandes, com 35 anos na Comissão de Festas e outros elementos e considerou que o trabalho da Comissão de Festas é uma obra imprescindível. É o momento de mostrar aos outros aquilo que de melhor existe na comunidade meadelense. Saudou os grupos folclóricos, fundamentais para preservar a cultura popular e as bandas de música, referindo que o cartaz deste ano celebra o amor, o traje à minhota e é um hino à beleza e à mulher. “Felicito o vosso orgulho de trajar,” e concluiu: “Estamos aqui porque amamos a Comissão de Festas, celebramos o amor, a religiosidade e a cultura”.

A terminar o ciclo de intervenções, usou da palavra a vereadora Fabíola Oliveira, que começou por saudar os aglutinadores da motivação para a realização das festas. Falou-nos da experiência familiar, quando o pai pertenceu à Comissão de Festas da Meadela e das preocupações que essa função lhe acarretava, preocupado em cada detalhe na preparação do que estava a seu cargo. Falou do amor que as pessoas têm pelas festividades e pelo religioso.

Disse da sua satisfação em estar neste evento em representação da Câmara Municipal, perspetivando ser uma ano de reentrada e de sucesso, e terminou realçando o cartaz que representa o namoro.

Terminada a sessão, seguiu-se um verde de honra oferecido a todos os convidados presentes, com que terminou o primeiro evento das Festas da Meadela 2022.

Nota: O programa geral das festas será publicado, na íntegra, na semana que antecede o início das festividades.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.