Apresentação do livro “O que é uma casa?”

No próximo dia 7 de novembro (segunda-feira), no Auditório Dr. Francisco Sampaio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, pelas 14.30 horas, é apresentado o livro “O que é uma casa?”, organizado por Pedro Pereira e José Carlos Loureiro, uma edição do Centro de Estudos Regionais. A apresentação estará a cargo de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e contará com a presença de Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.    

Sobre o livro

Pedro Pereira e José Carlos Loureiro desafiaram académicos de três campos particulares do conhecimento – antropologia, arquitetura e design – a responderem à pergunta: o que é uma casa? O resultado está plasmado em 190 páginas, o somatório dos breves ensaios redigidos por cada autor, com inteira liberdade de pensamento. Um prelúdio sobre a história da casa abre as portas às múltiplas reflexões dos autores sobre as mudanças e continuidades, resultantes da pandemia covid-19 e do confinamento, na nossa relação com a casa. O livro é uma manifestação da inquietação e da reflexão, dos organizadores e dos autores, que se quer agora partilhar e devolver à sociedade. 

“O que é uma casa?” reúne textos de José Carlos Loureiro, João Pina-Cabral, Ramon Sarró, Marina Pignatelli, Paulo Castro Seixas e Isabel de Oliveira Seixas, Lorenzo Bordonaro, Marta Lemos, Diego Amoedo, David de Ángel García, Celeide Valadares e Emerson Silveira, Pedro Pereira, Jorge Teixeira, Manuel Rivas Gulías, Rui Cavaleiro, João Martins, Liliana Soares e Ermanno Aparo, Luís Mota, Helder Dias e Ana Curralo. A capa apresenta uma ilustração de Rui Cavaleiro. A composição e arranjo gráfico são de Francisco Araújo e Helder Dias.

O livro é uma edição do Centro de Estudos Regionais com o apoio de diversas instituições, entre as quais o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.