O Município de Viana do Castelo apresentou, esta semana, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, explicou que o processo foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional. A Estratégia Municipal inclui preocupações no que diz respeito ao território, infraestruturas, proteção e erosão costeira e florestas, entre outras.
Dentro do projeto, foi dito que o município iria receber, ainda esta semana, cinco novos veículos elétricos, para renovar a frota municipal, considerando o autarca que este é um contributo importante para a sustentabilidade ambiental e para uma efetiva redução de emissão de gases de carbono.
O presidente da Câmara referiu que o município Viana do Castelo foi selecionado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para integrar o projeto europeu Bridging European and Local Climate Action (BEACON) juntamente com 33 municípios da Bulgária, República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. Este vai proporcionar a ‘partilha de experiências e recolha de ensinamentos e boas práticas dos países envolvidos’.
Presente na apresentação, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, referiu que Viana do Castelo é um dos municípios que mais cedo começou a preocupar-se com as questões ambientais, indicando que a autarquia vianense começou há mais de uma década a trabalhar esta área.
Na sessão, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, indicou que, atualmente, cerca de 60 municípios do país têm ou estão em vias de ter estratégias de adaptação às alterações climáticas, ao abrigo do Programa Adapt, iniciado em 2010.