No passado dia 27 de maio teve lugar, no Salão Paroquial de Perre, a apresentação do Cartaz da Festa de 2018, em honra de São Miguel, São José e Nossa Senhora das Dores (a realizar no último fim de semana do mês de julho). Estiveram presentes mais de 200 pessoas, que acompanharam com entusiasmo todo o evento, na expectativa de conhecerem o novo cartaz, da autoria de João Gigante, artista de Perre muito solicitado para diversos trabalhos na freguesia e fora dela, dado o facto das suas atividades não se confinarem à fotografia, como todos nós sabemos.
Entre os convivas, encontrava-se o Revmo. pároco local, a vereadora Maria José Guerreiro, o presidente da junta e restante executivo, os presidentes das associações desportivas, culturais e recreativas da freguesia, bem como o autor do cartaz.
Servida pela mordomia da Festa, a ementa foi constituída por um sarrabulho à moda de Perre confecionado pela Céu Arieira e pela sua equipa, cujo desinteressado contributo registamos, uma vez que não usufruem qualquer recompensa pelo valioso serviço que prestam à comunidade. E, como sempre, a refeição foi calorosamente elogiada pelos presentes.
Relativamente ao cartaz, que surge na senda de uma prática em boa hora adotada e sempre seguida pelas diferentes Comissões desde 1992 – ano de início do novo ciclo da Festa –, este ano alude à “Malhada do Espigueiro”. Trata-se de uma designação curiosa, mas perfeitamente enquadrável no tratamento do milho. Neste caso, tal malhada era efetuada entre janeiro e março, com o auxílio de uma máquina apropriada, e referia-se ao milho guardado no espigueiro, normalmente o último a ser colhido, conforme é descrito no folheto da festa.
João Gigante pôde contar, para a realização do cartaz, com um cenário magnífico e uma eficiente equipa de participantes. Uma palavra de apreço para todos os conterrâneos que, de qualquer forma, contribuíram para que a festa registe, para memória futura, mais um momento do seu quotidiano.