“Área de Paisagem Protegida Regional” para a Serra d`Arga

O executivo de Viana do Castelo aprovou na reunião extraordinária de sexta-feira a proposta de criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga, observando ao disposto no Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, aprovado no Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de julho. Esta está a ser feita também pelos municípios de Caminha, Ponte de Lima, e Vila Nova de Cerveira.

“A Serra d`Arga é um importante ativo, com elevado valor patrimonial e paisagístico”, referia o autarca vianense. José Maria Costa adiantava que pretendem criar uma Associação de Municípios para gerir os projetos daquela área, mas até essa constituição a gestão fica na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho).

A proposta foi aprovada por unanimidade, mas a bancada do PSD disse que “peca por tardia”. Paula Veiga dizia que este tema “sempre foi uma preocupação da bancada” e que já tinha, em outras ocasiões, apelado à participação da autarquia em ações de luta.

No sábado, na Ponte da Amizade, entre Vila Nova de Cerveira e o concelho galego de Tomiño juntaram-se vários movimentos. Carlos Seixas, do Movimento SOS Serra d`Arga, contestava a nova lei das minas que “não protege as paisagens naturais”.

O documento, aprovada pelas autarquias de Viana, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira, enumera os “10 tipos de ‘habitat’ de importância comunitária, a extraordinária riqueza florística, com 546 espécies de plantas vasculares, incluindo 32 espécies raras ou ameaçadas de extinção, a presença confirmada de mais de 180 espécies de vertebrados selvagens, entre as quais espécies raras e emblemáticas como o lobo, a salamandra-lusitânica e o bufo-real”.

Segundo o documento, “a Serra d’Arga detém um património cultural singular pela sua situação geográfica, mas também pela forma como as atividades humanas foram desenvolvidas, de modo, ao longo do tempo, garantir a sustentabilidade das populações”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.