Vila Nova de Anha viveu, há dias, dois momentos altos na sua história, neste contexto em que todos temos estado a viver com as limitações criadas por este vírus imprevisível.
Hasteada a bandeira da Confraria de Santiago logo no dia 19 de julho, no fim de semana de 25 e 26, foram concretizadas as festas de Vila Nova de Anha, com um programa limitado pelas circunstâncias em que vivemos, sendo utilizadas as redes sociais para levarem a mensagem a todos aqueles que desejavam viver as nossas festas.
O sábado, dia 25, seria, numa situação normal, o dia do tradicional Cortejo Alegórico/Etnográfico e, não sendo possível partiu-se para a transmissão através das redes sociais de algumas imagens do Cortejo de 2019.
As cerimónias religiosas de sábado e domingo decorreram com muita participação sendo cumpridas as normas de distanciamento social, tendo sido possível acompanhar as mesmas, através da Viana TV – Televisão Independente de Viana do Castelo.
Na igreja Matriz foram colocados e devidamente ornamentados os andores de São Tiago, São José, St.º António e N.ª Sr.ª de Fátima, decorados pelos respetivos lugares, prontos a ser transportados como se fosse concretizada a habitual procissão da festa, que apenas foi possível recordar através das redes sociais com a repetição da procissão desse ano.
Temos a realçar o embelezamento e decoração da igreja Matriz, assim como da capela do Senhor dos Aflitos em que os vários responsáveis pela sua decoração se esmeraram com brio e beleza.
A Confraria e a Paróquia de Santiago de Anha, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha.
BODAS DE PRATA SACERDOTAIS
No passado dia 30, o pároco, padre Alfredo Domingues, comemorou os seus 25 anos de vida sacerdotal.
A celebração da Santa Missa, contou com presença do Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira, que presidiu, e do padre Renato Oliveira.
Após terem-se paramentado na capela do Senhor dos Aflitos, dirigiram-se para a igreja Matriz, percurso embelezado por um tapete de flores e linho.
Além de estar presente muita gente, limitado pelo espaço disponível, a cerimónia contou também com a presença do vereador da Câmara Municipal, Ricardo Rego; do presidente da Assembleia Freguesia, Jorge Santos; do presidente da Junta de Freguesia, Filipe Silva; e do tesoureiro, José Silva.
No final da cerimónia, foram entregues várias ofertas por parte de paroquianos, organizações paroquiais e amigos, que se quiseram associar a estas comemorações e lidas mensagens de felicitações. Seguiu-se um porto de honra após se ter cantado os parabéns.
Desejamos as maiores felicidades.