A Assembleia de Freguesia de Darque aprovou, na última reunião, duas moções a enviar ao Executivo Municipal de Viana do Castelo.
Uma é de “repúdio pela postura da Câmara Municipal para com a vila de Darque”. Nesta, os eleitos da CDU destacam uma “extensa lista que identifica 38 situações reportadas pela Junta de Freguesia à Câmara Municipal e que nenhuma delas foi contemplada em 2020, nem o será em 2021”. Fonte da CDU explica que “os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de vila de Darque apresentam esta moção de repúdio, como protesto veemente em relação à postura vergonhosa e antidemocrática, evidenciada pelo presidente da Câmara Municipal, Sr. José Maria Costa, para com a população darquense”.
A outra moção aborda a “passagem inferior rodoviário na antiga PN do cemitério: repúdio pela conduta do sr. presidente da Câmara Municipal”. Neste documento, os eleitos da CDU reclamam não terem sido ouvidos para apresentarem alternativas ao projeto da passagem inferior.
“Os eleitos da CDU nesta Assembleia de Freguesia querem lembrar ao Sr. presidente da Câmara Municipal que já em 26 de junho e 18 de setembro de 2020, foram aprovadas duas moções no sentido da construção de uma passagem inferior rodoviária entre a SIRD e o cemitério. Esta é, portanto, a terceira moção nesse sentido, mas agora em claro sinal de repúdio pelo comportamento do sr. presidente da Câmara, até porque, não pode invocar desconhecimento sobre a vontade do executivo e da população darquense”, explicam, em nota enviada às redações.
Os eleitos acrescentam que “estamos fartos das obras que nos separam, das barreiras que não dignificam a nossa história enquanto aglomerado populacional com saudáveis rivalidades entre os seus lugares”. Adiantando que “porque repudiamos comportamentos autoritários, decisões à revelia dos órgãos eleitos e contra a vontade da população, tudo faremos para defender os interesses da nossa vila”. Na reunião da Assembleia de 29 de abril foi aprovado “exigir [ao Executivo da Câmara Municipal] que o projeto de Requalificação do Espaço Público da Quinta da Bouça “Nascente” seja revisto” e que “futuros projetos para a vila de Darque passem pela apreciação e discussão prévia nos respetivos órgãos eleitos”.
Os eleitos da CDU propõem ainda ao executivo da Junta o agendamento de uma sessão pública de “esclarecimento à população sobre a atuação da Câmara Municipal para com a vila de Darque”.