Assembleia de Freguesia debate assuntos em reunião

Com quatro pontos a fazer a ordem de trabalhos, reuniu a assembleia de freguesia de Afife, numa sessão em que a junta de freguesia apresentou uma proposta, para a regularização jurídica do pavilhão David Freitas de Afife.

No período de antes da Ordem do Dia, Rui Martins, questionou sobre a colocação do contentor no cruzamento de Agrela, que tira a visibilidade a quem quer entrar na estrada Pedro Homem de Mello, vindo do lado nascente e referiu que uma solução, pode ser a colocação de um espelho parabólico. Deu nota ainda de um abatimento do passeio junto do parque infantil, assim como a falta de iluminação do mesmo, que até havia sido prometida.
Questionou também sobre a falta de uma paragem, ou abrigo de autocarros na área do Casino, visto que é o local onde as crianças esperam pelo transporte escolar e atravessam a via constantemente.

O presidente da junta em resposta as questões então levantadas, referiu que com a colocação do abrigo dos transportes públicos na Agrela, o contentor foi colocado num local que não era o que autarquia queria, sendo este um problema que vai ter que ser resolvido. Quanto à iluminação para o parque infantil, referiu que esta está prevista e que irá ser colocada. Quanto ao local onde as crianças esperam pelo transporte escolar, é uma situação que vai ser estudada por parte da autarquia. Armando Vale questionou igualmente o caso da fraca visibilidade na Agrela, onde o presidente da junta referiu que a junta vai rever a colocação do contentor que ali se encontra colocado.

O presidente da junta alertou para a falta de água e disse que a junta está com dificuldades para abastecer o lugar de Gateira, pois começa a faltar a água nas captações e a autarquia já está a comprar água aos serviços. Referiu que em agosto o consumo de água no lugar de Gateira disparou, o que fez baixar os níveis.

Já o tesoureiro, deu a conhecer a situação financeira da junta, referindo que a autarquia vive uma situação financeira equilibrada. Neste momento a autarquia deve 50 mil euros a fornecedores.

Foi ainda feita a avaliação daquilo que foi o Movimento Associativo, onde se concluiu que foi positivo, pela grande afluência de público e pelo programa apresentado. Foi ainda referido pelo autarca afifense que a escola de Afife, este ano, atingiu o patamar máximo de alunos, com 57 alunos e quatro professores, tendo entrado para este novo ano letivo, 17 novos alunos e saído 13.

Falou-se da pavimentação do caminho do Oiteiro, bem como do Largo junto da Capela da Senhora da Rocha. No período aberto ao público, abordou-se a época balnear, que só não teve mais veraneantes, porque o tempo nos primeiros meses não foi o melhor. Alertou-se para os estragos que são muitas vezes causados pelos madeireiros em caminhos e muros com o arrastar de madeiras por máquinas pesadas, alertando para o corte de madeira que se está a verificar na freguesia.

Em relação aos campeonatos de surf que o Surf Club de Viana tem organizado na Praia da Arda, foi referido o desagrado dos afifenses, quando a organização desses eventos os classifica como a acontecer na praia da Arda em Viana, sem referir que essa mesma praia é em Afife. Esse facto levou o presidente da junta a não participar na entrega de prémios desses eventos precisamente por esse mesmo motivo, até porque é a freguesia que contribui para essa mesma realização.

O facto de em agosto junto dos contentores de recolha do lixo doméstico, terem sido colocadas mobílias, colchões e todo o tipo de monos, serviu para que se viesse a referir a má educação ambiental que existe. Lembrando que muitos não fazem a separação e depois em vez de alertar a câmara para que esta possa vir fazer a recolha de monos, que o faz à porta gratuitamente, preferem colocar o lixo pesado junto dos contentores, sempre pela calada da noite.

Outra das questões levantadas pelo público, foi o caso das colónias de gatos que existem na freguesia, onde foi referido que esta é uma situação em que a assembleia de freguesia nunca se interessou para encontrar uma solução.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.