Realizou-se, no último dia 27, uma sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela). Da Ordem de Trabalhos constava a Leitura da Ata da Sessão Anterior; Exposição do presidente da Junta; e Outros assuntos de interesse para a Freguesia.
No período de antes da Ordem do Dia, foram tratados vários assuntos, nomeadamente sobre a feira da Meadela, sendo o presidente da autarquia questionado sobre a situação da feira. Respondeu que as obras em curso certamente contemplam a mudança e que esta será concretizada, dependendo sempre da decisão da Câmara Municipal; mas que esta tem vindo a dizer que a decisão da Assembleia de Freguesia, que votou pela mudança, será respeitada.
PRAIA DA ARGAÇOSA
Também a praia da Argaçosa mereceu reparo, dado que, segundo os eleitos do PSD, esteve aberta a banhos, quando deveria estar interditada uma vez que não são recomendáveis banhos devido à qualidade da água, e que não se encontram afixados avisos nesse sentido. O presidente afirmou que esse avisos estão afixados, incluindo o resultado das análises da água, tendo enviado posteriormente por email para os membros da Assembleia fotos que provam a existência dos avisos afixados no placard da praia.
No entanto, referiu o presidente, que tomar banho é uma decisão dos banhistas; e o facto de a praia contemplar nadador salvador, deve-se ao acautelar a segurança daqueles que tomam a decisão de ir a banhos por sua iniciativa.
O presidente concluiu que, naturalmente, se deseja que se caminhe para resolver o problema da qualidade da água.
REVISÃO DO PDM
Na Ordem do Dia, o assunto foi a revisão do PDM «em curso», que se encontra em consulta pública. O presidente da autarquia foi questionado sobre o andamento do mesmo e quais as sugestões que a Junta de Freguesia apresentou para, eventualmente, serem consideradas na revisão em curso.
O presidente informou que a presente revisão do PDM tem uma filosofia diferente das anteriores revisões, pois não privilegia a criação de novas áreas de construção, mas, no limite, pode mesmo anular algumas áreas, onde pelo atual PDM hoje é permitido construir e que não estejam já com projetos em curso. Pelo contrário, o novo PDM privilegiará outras vertentes como a proteção do meio ambiente, áreas de reserva agrícola e área florestal, entre outras.
Relativamente às propostas que serão levadas à Câmara, pela autarquia, o presidente da União de Freguesias informou que será recomendado a contemplação de áreas «eventualmente na zona da Meadela» para um novo estabelecimento prisional; um crematório; um novo quartel para os Bombeiros Voluntários e um Complexo Desportivo, que poderá vir a ser instalado junto ao estádio Manuela Machado, “no Parque de Manobras”.
Segundo o presidente da autarquia, a revisão do PDM deveria também contemplar terrenos para construção mais económica do que a que se vai construindo na cidade e isso só será possível na Meadela e, eventualmente, na Abelheira, visto que nas outras duas freguesias os terrenos estão já na posse das empresas construtoras e são para construção de custos mais elevados.
SEMÁFOROS DA RUA DA IGREJA
A Assembleia foi informada do recebimento de um documento que o cidadão meadelense Hélder Gonçalves Pires Costa enviou à Câmara Municipal, com informação à Junta de Freguesia, sobre a inoperacionalidade dos sensores de velocidade instalados nos semáforos da rua da Igreja, Meadela, que não funcionam há largos meses e do perigo que isso acarreta não só para quem circula naquele arruamento, mas também para os moradores que sentem «os aceleras» e os naturais ruídos que isso acarreta pelo constante excesso de velocidade que se verifica por parte de vários automobilistas.
MOÇÃO
Foi apresentada uma moção pelos eleitos do PSD em que, «resumidamente», é solicitada a deslocalização das papeleiras e caixotes de resíduos instaladas junto às esplanadas, para um mínimo de cinco metros «para as papeleiras» e «10 metros para os contentores de resíduos», devido ao odor que exalam na época de verão.
A Assembleia aprovou a Moção com cinco votos a favor, um voto contra e 12 abstenções; mas, durante o debate da mesma, foi clara a orientação da Assembleia de que o problema se resolverá com uma maior periocidade e eficácia da higienização.
FESTAS DA MEADELA
O presidente da Assembleia de Freguesia saudou a Comissão de Festas de Santa Cristina da Meadela, pela realização das Festas e pelo brilho alcançado na edição 2019.
J. Borlido